Ser Humano- Capítulo 0( Apresentação).
Capítulo 0( Apresentação da história).
1985.
Rio de Janeiro/ Início de Manhã.
Lilian abre as cortinas do quarto de Maísa: Filha…Hora de acordar. O dia está…Horrível- Ela olha pela janela- Pelo visto vai vir uma tempestade, melhor corrermos pra chegar no aeroporto antes do pé d’agua.
Maísa acorda assustada, e respirando ofegantemente: Nossa…Eu tava tendo um pesadelo, e horrível- Ela esfrega os olhos- Acordei arrepiada.
Lilian bate na madeira: Tá repreendido- Ela beija a filha na testa- Preparada pra nossa viagem? O pesadelo deve ter sido fruto da ansiedade de ir pra Europa pela primeira vez. Eu não vou pra Milão faz muito tempo, deve ter mudado bastante…- Ela pega a mala da filha- Levanta, querida, e vai tomar banho, não podemos perder o vôo.
Um pouco depois…
Maísa sai do banheiro: Tinha água, sangue, foi um pesadelo horrível, vovó, e não é a primeira vez que eu tenho ele. Parecia que tinha alguém morto.
Irene, preocupada: Pesadelo no dia que vai viajar? Não tô gostando disso. Espero que aquele pássaro de metal gigante não caia com vocês dentro, ou eu enlouqueço- Ela abre a mala de Maísa- Olha aqui tem umas coisinhas pra sua tia Acácia, pé de moleque, paçoca…Ela falou que não tem isso lá em Milão. Tem também um chinelo…
Maísa corre até lá: CUIDADO! Cuidado pra não amassar os meus vestidos, vó.
No aeroporto…
Fausto carrega as malas de Lilian e de Maísa: Segundo dia do ano e já vou perder minha mulher e minha filha, não tô gostando de 1985. Espero que você volte com o prêmio de Médica do Ano, meu amor- Fala pra Lilian- E você, filhota, que arrase naquele desfile de modelos- Ele beija as duas.
Irene se intromete: E também tentem convencer a Acácia a voltar pro Brasil, por favor. Eu já rezei pra todos os santos possíveis, minha filha não pode mais ficar sozinha naquele lugar…Se bobear até o mordomo vai abandoná-la.
Lilian beija todos: Pode deixar, mãe, beijos, beijos, beijos. Vamos fazer o check-in, garotas.
Raquel, animada: Ah, eu tô muito nervosa, é a primeira vez que vou andar de avião na minha vida, e ainda mais pro exterior.
Maísa debocha: Qual foi o lugar mais distante que você já foi? O Leblon? Cê tem sorte que minha mãe tá pagando essa viagem como presente pelo seu aniversário. Seja eternamente grata, querida.
Geórgia beija Raquel: Cuide-se bem lá na Itália, e lembre-se das minhas instruções, por favor, não dê trabalho pra Lilian, eu te amo, filha…
Raquel se afasta lentamente dela: Eu já entendi, pode parar de ser tão pegajosa? Tchau.- Ela sai.
No mesmo aeroporto…
Elisafran arrasta sua mala: Vamos perder o voo, Meddeiro, tudo por conta do táxi que quebrou no meio do caminho!
Meddeiro corre o mais rápido que pode: Você tem que me esperar, Fran, tenho 70 anos, não tenho mais o pique de antigamente…
Elisafran fura a fila e recebe vaias: Ei, eu sou uma idosa, cadê o respeito com minha pessoa?- Diz as pessoas- Por favor, menina, checa logo minhas passagens ou eu perco o voo.
Meddeiro a alcança: Nossa, Fran, você tá muito animada pra essa viagem que EU ganhei num sorteio.
Elisafran o olha: Acontece que essa viagem vai mudar as nossas vidas, meu querido. Ah se vai.
HORAS DEPOIS…
NO AEROPORTO DE MILÃO…
Acácia abraça a irmã: Há quanto tempo, minha querida- Depois, Maísa- Nossa, mas você se tornou um mulherão mesmo, lembra até Lilian em sua juventude. Bons tempos.
Pascoal, o mordomo dela, pega as malas de todos: Sigam-me por favor, o carro está pra lá.
Lilian pega no braço de Raquel: Essa aqui é a filha da Geórgia, lembra que eu te falei? Raquel, veio conosco, dei a viagem como um presente pelo aniversário dela. Tem quase a mesma idade da Maísa.
Acácia repara na menina: Nossa…Cheguei a ter um susto aqui. Ela parece com a Gorete…- E a fita- Prazer, Acácia, acho que seremos grandes amigas.
MILÃO.
Mansão de Úrsula/ Noite.
Úrsula checa se tudo está certo para o jantar: OLIVE! OLIVE, SUA INCOMPETENTE!
Olive, sua assistente, chega: Pois não, madame Úrsula?
Úrsula pega uma lupa: Acontece que esses empregados italianos que contratei são desastrados, a mesa está dois centímetros a mais pra esquerda, isso é inadmissível, vamos receber a namorada do meu filho e o tio magnata dela, capiche? Eu quero tudo perfeito.
Olive empurra a mesa: Ai, tudo bem, não precisa ser tão perfeccionista, madame, é só uma mesa…- Ela acaba escorregando e puxa a toalha pra se apoiar, todos os pratos, copos e jarros caem no chão, e quebram.
Úrsula fica paralisada: EU VOU ACABAR COM VOCÊ, SUA CAIPORA DESASTRADA!
Um pouco depois, em um restaurante…
Úrsula limpa a boca: Você me desculpe, Sid, o jantar devia ter sido lá em casa, porém aconteceram imprevistos e tive que reservar uma mesa pra nós quatro aqui nesse restaurante, mas as massas daqui são esplêndidas.
Sid sorri: Sem problemas, eu amo esse lugar, e há muito tempo não vinha aqui. Aliás, adoro a Itália, e se não fosse esse desfile que Paula tem pra fazer na “ Semana de Moda”, provavelmente eu nem estaria aqui. A vida é muito corrida.
Úrsula concorda: Adoro a Europa, infelizmente passo pouco tempo aqui. Vim pra Milão só pra premiação de “ personalidade do ano” que vai ocorrer dentro de poucos dias, concorro na categoria de Médica Do Ano.
Sid: Não tem pra ninguém, você é a melhor médica que já conheci, o prêmio já é seu, minha querida.
Paula afasta o prato: Já comi demais pra uma modelo.
Bernardo come mais: Que frescura, Paula, você já é magra demais.
Elisafran observa da outra mesa: É ela mesmo…Aquela ordinária.
Meddeiro bebe uma taça toda de vinho sem respirar: Tá falando de quem, minha querida? Olha, eu não conheço nada aqui, mas esse restaurante é ótimo, quem te indicou?
Elisafran, olhando pra Úrsula: Cala a boca e come, aproveita que ganhamos essa viagem e um crédito pra gastar- Ela range os dentes- Tenho de dar um jeito de me aproximar dessa infeliz…Mas como?
NO DIA SEGUINTE…
RIO DE JANEIRO…
A médica olha seriamente pra Vittória: Os exames não mentem. Você tem AIDS, Vittória.
Vittória, devastada: Como assim? Eu não me envolvo com uma pessoa tem mais de meses, doutora, deve estar havendo algum engano. É ISSO, UM ENGANO, EU QUERO OS RESULTADOS CERTOS DO MEU EXAME, AGORA!
A médica suspira: Não é só através do sexo que se contrai. Eu sinto muito…
No local de trabalho de Vittória…
O chefe a chama pra conversar: Você achou que ia poder esconder sua doença por muito tempo? Nós descobrimos que tem AIDS, Vittória, e pro seu bem, saia dessa empresa imediatamente, ou eu faço um escândalo e conto aos jornalistas sobre a AIDS. Vai ser um prato cheio pra eles, e a sua ruína. Vai embora, e sem reclamar, você está demitida.
PORTO ALEGRE…
Natália pega uma garrafa de champanhe: É o nosso último dia aqui, amanhã, vamos pro Rio, e esse momento tão especial nas nossas vidas merece um brinde- Ela tenta abrir a garrafa- Ah, Onofre, abre aí, vou pegar uma torta que fiz.
Onofre consegue abrir e enche as taças: No Rio de Janeiro eu vou conseguir realizar meu sonho, Vasco.
Vasco bebe um pouco: Creio que esse sonho não tem nada a ver com sua profissão de biólogo…
Onofre ri: Claro que não, eu odeio ser biólogo, tô falando do meu sonho de casar com a Natália. Eu vou conquistar ela no Rio de Janeiro, tenho certeza.
Natália chega com a torta: Esperem, não bebam, vamos fazer o brinde- Ela ergue a taça- Ao futuro!
Onofre ergue a dele: Ao amor.
Vasco: À nossa amizade.
Os três bebem.
Milão…
Apartamento de Téo/ Noite.
Yara, frustrada: Precisamos mesmo ir na festa a Úrsula amanhã? Ela nem sabe se vai ganhar o prêmio, vamos pra um lugar mais interessante…
Téo se deita na cama: A Úrsula já me ajudou muito quando eu era um compositor desconhecido, vamos sim nesse evento, eu gosto muito dela. E se não quiser ir, vou só, mas não me responsabilizo por nada- E sorri.
Na mansão de Acácia…
Lilian liga pra Fausto: Oi, meu amor, é só pra saber mesmo como vão as coisas por aí?…Aqui tá tudo ótimo, amanhã tem a premiação, mas eu não tô muito confiante…
Fausto, do outro lado da linha: Pois devia estar, tenho certeza que você vai voltar com o troféu pro Brasil. Eu te amo.
Na mesa de jantar da casa de Acácia…
Acácia se senta: Eu simpatizei muito com aquela garota…A Raquel. Ela me lembra muito a Gorete, hoje a coitada tava chorando, fiquei até com pena…
Lilian, preocupada: Chorando? Chorando porquê?
No dia seguinte…
Galeria Vittório Emanuele II…
Maísa entra em uma loja: Mãe, olha esse vestido!
Lilian, séria: Filha, eu preciso falar com você. Sobre a Raquel. Ela chorou ontem quando você humilhou ela.
Maísa ri: Eu não humilhei, só falei a realidade. Ninguém gosta de ouvir umas boas verdades. Só porque eu chamei ela de filha da empregada? Aliás, nem filha biológica ela é…Raquel é muito idiota e sentida mesmo.
Lilian: Você não precisava ter dito aquilo pra ela.
Maísa: Você preferia que eu tivesse sido hipócrita?
Lilian: Muito pelo contrário, mas você tem que saber das consequências do que fala. Maísa, você fere os outros- A garota se vira, mas Lilian a puxa- Presta atenção no que eu tô falando!
Maísa tenta se soltar: ME LARGA AGORA- Ela empurra Lilian que bate com a cabeça em uma vitrine- Eu preferia ter vindo sozinha, você é muito chata! CHATA!- Ela entra na loja, como se nada houvesse acontecido.
De volta a Mansão de Acácia…
Raquel, mais contida: Não precisa brigar pra me defender, dona Lilian, por favor.
Lilian sorri: Raquel, você sabe que eu te considero muito. Não vou deixar a Maísa ficar agindo como uma superior.
Maísa entra no quarto: Ué, mas eu sou superior.
Lilian, furiosa: CALA A BOCA, MAÍSA! CHEGA!
No dia seguinte…
Mansão de Úrsula/ Manhã.
Bernardo reclama: A Paula anda muito chata, sabe? Acho que não vai dar pra prosseguir esse relacionamento, no começo até que dava pra suportar as frescuras dela, o jeito dela. Mas agora se tornou impossível.
Úrsula, boquiaberta: NÃO! VOCÊ NÃO PODE TERMINAR COM ELA!
BRASIL/ Início de manhã.
Fausto vai saindo pra trabalhar quando Geórgia o chama.
Geórgia: Um amigo seu chamado Élton ligou, ele disse que está indo pra Nova Iorque e resolveu fazer uma festa de despedida, vai ser hoje a noite, nesse lugar- E entrega um papel- O sujeito disse que quer muito sua presença.
Fausto: O Élton?
MILÃO/ Noite.
Elisafran:…Meddeiro, meu amor, você não tá me entendendo! Eu me envolvi com o homem do clube onde você ganhou essa viagem, e fiz ele alterar o destino pra Milão.
Meddeiro, furioso: Você fez tudo isso pra ficar perto da Úrsula? Por conta da maldita vingança! Eu não acredito!
Elisafran, séria: Sim, e eu vou me aproximar da Úrsula, e vai ser nessa noite! Vamos furar o pneu do carro dela, depois oferecer carona pra dita cuja…
Meddeiro, desesperado: Esse plano é maluco, aliás, você é maluca! Eu não suspeitei que o destino da minha viagem tinha sido alterado, você planejou tudo isso…Elisafran, cê tem 70 anos, não é hora de pensar mais nessa tal vingança. Deixa isso pra lá!
Elisafran esbarra em um vaso e se corta: NUNCA! NUNCA, MEDDEIRO! PARA DE BOBAGEM, PEGA LOGO OS PREGOS PRA FURAR O PNEU, E SE NÃO QUISER ME AJUDAR, EU FAÇO ISSO TUDO SÓZINHA, MAS NINGUÉM VAI ME ATRAPALHAR!
Na Mansão de Acácia…
Lilian termina de se arrumar: Quer dizer que você não vai querer ir comigo na cerimônia, Maísa?
Maísa, deitada na cama: Eu não, é uma coisa muito besta, e tá claro que você vai ganhar porque fez aquela boa ação com as crianças pobres no hospital…
Raquel: Eu tô um pouco indisposta, mas torço pela senhora, dona Lilian.
Lilian coloca uma echarpe: Bem, então tchau pra vocês, minhas queridas, eu volto logo…Vamos, Acácia- As duas saem.
Maísa certifica-se que não há mais ninguém na casa: Raquel…DÁ PRA VOCÊ PARAR DE SER FINGIDA? DE QUERER SE FINGIR DE COITADINHA? SUA CÍNICA!
Raquel se faz de desentendida: Não sei do que você tá falando…
Maísa ri: Você fingiu que tava chorando porque eu te chamei de filha da empregada. Se enxerga, garota, você é uma filha de empregada, e nunca vai passar disso, e ainda tá querendo posar de coitada pra atrair as atenções? Me poupe, Raquel!
RIO DE JANEIRO/ INÍCIO DE NOITE.
O chefe de Fausto conversa com ele:…Acontece que…Ah, você não é mais útil pra nós, Fausto, eu sinto muito, mas vou ter que te demitir.
Fausto, arrasado: O quê?
Vem aí…
SER HUMANO.
Um ótimo capítulo de apresentação. Amei todos os personagens apresentados até o momento, tenho certeza que os desenvolverão muito bem, e que Ser Humano será um grande sucesso!! Não é porque eu tenha gostado de todos os personagens, que já não tenha um preferido… Elisafran, um nome completamente estranho, mas que carrega um peso muito pesado hehe. Gostei bastante dela, deu a entender que ela é do trambique kk E que venha mais Ser Humano 😀
Muito obrigado Rodrigo, esse capítulo foi apenas um aperitivo, espero que curta os outros. Que bom que gostou da Elisafran, ela ainda vai aprontar muito, posteriormente, garanto! Obrigado por comentar 😀
Ja me amarrei na história e em todos personagens, vem uma ótima web por ai!!!
Já deu pra ver a convivencia nada fácil entre Maísa e Lilian, Maísa me pareceu com a Eduarda de “Por Amor”.
Amei o jeito da Úrsula, tenho certeza que ela vai causar hehe, assim como a Elisafran e O Meddeiro.
Ja vi que irei sofrer muito junto com a Vittória, coitada é uma situação tão delicada e nada fácil, ainda mais pros anos 80.
Bem meninos parabéns e até amanha, estarei aqui pra estréia!! 😉 😀
Muito obrigado Wagner, espero que goste mesmo. A Maísa tem alguns traços da Eduarda, mas verá que elas são bem diferentes. A Úrsula é desinibida e bem venenosa. Já Elisafran, essa só quer vingança! E creio que o drama da Vittória comoverá a todos, ou quase todos. Obrigado por comentar 😀 conto contigo hoje as 20h! 😀
Já quero assistir.
Opa João Pedro, hoje as 20h conto com sua leitura! Espero realmente que goste 🙂
Eita, gosto assim.
Vamos observar amanhã.
O horário será ótimo.
Que bom que gostou, Margot, espero você as 20h hoje para o primeiro capítulo, assim poderá ” observar” melhor 😀 Obrigado por comentar!
Vem coisa muita da boa por aí, tirando a Maísa, que bicho ruim. Mas a Raquel não se salva também. Continuo gostando da Natália, e Elisafran agora também. Da parte masculina, gostei do Sid por enquanto. Até amanhã, com a estreia oficial!! \o/
É, Maísa não é muito fácil de lidar, e Raquel pior ainda. Os personagens são um tanto quanto complexos, portanto creio que irá amá-los e odiá-los muitas vezes, sem um sentimento definido, compreende? O Sid por exemplo, vamos ver se continuará gostando dele…Hoje tem o primeiro capítulo, espero você, João, e obrigado por comentar 😀
Gente, só pra esclarecer, os capítulos de Ser Humano serão BEM diferentes desses, as cenas serão mais profundas e longas, esse foi só pra apresentar mesmo, coloquei algumas coisas pra que entendam a história e não me aprofundei em nenhum diálogo, não percam o primeiro capítulo amanhã, as 20h. Comentem, por favor, quero todos lendo e comentando 😀