Entrevista com Augusto Freire: “Ainda estou surpreso com a recepção de Notas”
- Como surgiu a ideia de escrever a web “Notas de um Destino”?
“Notas” foi minha segunda trama, encomendada pelo seu autor original Francisco Freire, que já me apresentou a sinopse pronta em junho de 2012. O trabalho que eu tive foi apenas “batizar” os personagens e criar as falas. Curiosamente, ela foi postada antes de “Eu e Ana”, minha 1ª web, que foi ao ar em 2013 praticamente escrita. Na época de sua primeira postagem, “Notas” foi bastante comparada ás globais “Avenida Brasil” de João Emanuel, devido à sede de vingança de Quitéria contra Memê, e “Cheias de Charme”, devido ao preconceito com os nordestinos.
- Se inspirou em algo?
Me inspirei um pouco em José do Egito para compor a trama da Quitéria, ao ser vendida pelos irmãos e depois tê-los nas mãos e escolher entre vingança e perdão. Mas confesso que a Quitéria tem um pouco de “Marimar”, tão confusa em relação a seus sentimentos quanto.
- Como é escrever uma web com um outro autor?
Tive carta branca para dar um rumo à trama, já que recebi apenas a sinopse, mas tive que desenvolver os episódios. Algo que me incomodou bastante foi ter que escrever (a pedido do autor original), cenas de agressão do Antonio com Edvirgens e os filhos. Decidi fazer então uma tortura psicológica (que na postagem original, devido ao ritmo mais lento e ao fato de a trama ser postada apenas 2 vezes por semana, tais cenas duraram quase 1 mês), que aqui durou apenas 1 semana. Consegui fazer com que as pessoas odiassem a Quitéria e a Memê, tanto que até certo ponto da trama era impossível diferenciar mocinha e vilã.
- Como foi reunir as ideias e escrever os capítulos?
A construção da obra se deu mais rápido do que eu imaginava, se deu de forma natural, eu pensava as cenas e escrevia aleatoriamente, depois fazia apenas a “costura”.
- Gostou do Logotipo da web?
Achei o Logo adequado à fase infância da Quitéria.
- E da Abertura?
A abertura ficou agradável, só achei que a música “não casou” com a trama (em seu contexto geral) e achei estranha a ordem de creditação dos personagens, e senti falta dos vilões.
- A web nessa semana registrou uma Audiência baixa. O que você acha que motivou isso?
Os episódios que se passam desde a morte de Edvirgens até a adolescência de Quitéria (exibido nesta sexta, dia 30) são meio morosos, apesar de a trama estar bem mais acelerada em relação à postagem de 2012. A história começa a andar depois da segunda temporada (exibida a partir do dia 2) e estará repleta de reviravoltas.
- Você acha que todos gostam da sua web?
Ainda estou surpreso com a recepção que “Notas” teve, liderando já na semana de estreia e devido à grande quantidade de comentários que recebo em relação à minha outra trama, que acaba de entrar numa fase decisiva. Agradeço a todos que acompanham e só digo que se preparem para a nova temporada.
- Como está sendo manter 2 webs no ar?
Está sendo desafiador mesmo com as duas já totalmente escritas, quero pedir aos leitores que sempre mandem seus feedbacks sejam eles positivos ou não, para que eu possa melhorar o desempenho de ambas.
- O que acha do Séries de Web?
Acho super agradável, e a seleção de tramas é perfeita. Cada uma melhor que a outra! Gostando muito de acompanhar as webs.
OBS: A ENTREVISTA FOI REALIZADA NA ÉPOCA DE EXIBIÇÃO, POR ISSO ALGUMAS PERGUNTAS ESTÃO NO PRESENTE.