Diva – Capítulo 33
“Dora havia acabado de voltar do velório do velho Pasquale. Ela usava uma calça pantalona preta, um body preto de algodão, saltos plataforma pretos com tornozeleiras pratas cheias de diamantes pequeninos vindos de Milão, além de pulseiras e brincos combinando com todo o conjunto funéreo. Ricky, seu fiel mordomo, agora de volta a mansão, recebera ordens de levar Constança e Charlote para o mais longe possível dalí. Dora não queria mais vê-las até o fim do dia, e Ricky as deixou num parque de diversões ordenando que não retornassem até ao menos as nove da noite. Tudo já estava arranjado para que Dora pudesse sofrer – Em paz e com dignidade. Sozinha, recolhida em seu quarto.”
(No Quarto de Dora…)
“Dora chorava silenciosamente quando Ricky adentrou o quarto.”
RICKY : Honey, não fica assim não!
“Dora nem olha pra ele.”
RICKY : Puta que pariu!
“Alguém toca a campainha e Ricky desce pra atender a porta. Minutos depois ele retorna com uma enorme caixa de presente.”
RICKY : Era do correio. Mandaram te entregar.
DORA : De quem é esse presente?
“Ricky lê o cartão que acompanhava o presente embrulhado.”
RICKY : É pra você. De uma tal de Geraldine.
DORA : Geraldine? Eu não conheço nenhuma Geraldine!
“Ricky dispõe a caixa sobre os lençóis da cama e Dora desfaz o laço que a fechava e selava. Nela, havia um painel de controle com três botões nomeados em ‘um’, ‘dois’ e ‘três’.”
RICKY : O bilhete diz o seguinte. Dora, minha amiga Diva, sei que está passando por um momento difícil. Por isso resolvi ajudar você nessa situação assim tão delicada. Eu, sua friend Geraldine, estou te oferecendo três opções de ajuda. A opção um, é te levar para um baile onde você pode dançar e afogar suas mágoas ao lado de um baita gatão, porém devendo voltar pra casa à meia noite, antes que o encanto se quebre. A opção dois é um extreme makeover da sua vida, minha linda querida. E a opção três é providenciar uma toca de coelho pra que você se jogue e possa visitar o belo país das maravilhas.
DORA : Acho que devo escolher uma das três opções através do painel!
RICKY : Sim. E você vai escolher?
DORA : Não. Jogue isso no lixo!
“Ricky apanha a caixa com o painel e desce para jogá-los fora. Mas a caminho da lata do lixo, alguém toca a campainha.”
RICKY : E agora? Quem será dessa vez?
“Ricky vai atender a porta.”
RICKY : Humberto Agostini!
HUMBERTO : Quero falar com o Dora!
“Humberto portava um lindo e florido buquê.”
RICKY : Isso são margaridas?
HUMBERTO : Sim. As favoritas dela.
RICKY : Puta que pariu. Eu sou alérgico a margaridas. Eu acho…eu acho que vou desmaiar!
“Ricky desmaia.”
HUMBERTO : Nossa!
DORA : Humberto?
“Dora olha pra Humberto do alto da escadaria.”
HUMBERTO : Comprei pra você!
“Humberto oferece o buquê e Dora desce pra pega-lo.”
DORA : Não precisava ter gasto comigo!
HUMBERTO : Grana é pra gastar mesmo. Se fosse pra guardar se chamaria rancor!
DORA : (ri) Obrigada. Adoro margaridas.
HUMBERTO : Quer sair comigo arejar a cabeça? Eu te levo pra fazer umas compras, e daí depois vamos ao Frenesi comer alguma coisa.
“Humberto leva Dora ao Shopping, e lá ele compra tudo o que havia de mais caro para alegrá-la. E naquela noite os dois vão comer juntos no Frenesi Bar, onde Bob Castelle se apresentava no palco com o saxofone. Dora havia se esquecido o quanto era bom ter a companhia de Humberto, e naquela noite os dois se divertiram e os planos de Dora de ficar em casa sofrendo e chorando por fim haviam sido completamente esquecidos. Quando voltou pra casa às nove da noite, Charlote e Constança já haviam voltado, e atipicamente ela estava bem o suficiente para não se incomodar com elas.”
(No Dia Seguinte, na NY Television…)
“Humberto vai conversar com Mônica, a escritora de A Noite de Trip.”
HUMBERTO : O que foi dessa vez?
MÔNICA : (grita) A cena entre a Elen e o Peter!
HUMBERTO : O que é que tem?
“Mônica respira antes de responder e lágrimas caem de dentro de seus olhos.”
MÔNICA : (chorando) Foi lindo! Foi bucólico.
“Mônica abraça Humberto.”
MÔNICA : Você é o melhor diretor de toda NY TV.
“Mônica enxuga suas lágrimas.”
MÔNICA : A Noite de Trip será um grande sucesso.
HUMBERTO : É…pode, me soltar?
(Nos Estúdios de Gravação da Novela…)
“Os atores se posicionam pra gravar a cena.”
KARINA : Claquete! A Noite de Trip. Capítulo 13. Cena 23.
“Karina pega o microfone.”
KARINA : Luz, câmera…ação!
“Elen/Charlote entra no cenário da suíte onde Assunta/Dora dormia muito profundamente.”
ELEN/CHARLOTE : Mamãe?
“Assunta/Dora abre os olhos. Elen/Charlote corre pra abraçá-la.”
ELEN/CHARLOTE : Até que enfim mãe, você acordou!
ASSUNTA/DORA : Há quanto tempo eu adormeci?
“Se ouve ao longe o soar da campainha da casa de Assunta/Dora. Elen/Charlote vai atender a porta.”
ELEN/CHARLOTE : Você?
ROSEMARY/PÂMELA : Estou aqui para cobrar a hipoteca da casa, senhorita Elen.
ELEN/CHARLOTE : Depois de tudo o que você fez a mamãe, você ainda tem a audácia de vir nos cobrar esse dinheiro?! Pois saiba que não pagaremos!
ROSEMARY/PÂMELA : Não irão pagar?!
ELEN/CHARLOTE : Não!
ROSEMARY/PÂMELA : Ótimo. Nesse caso vocês estão despejadas. Vocês duas, pro olho da rua!!!
KARINA : Corta!
(Naquela Noite…)
“Charlote e Constança voltam para casa enquanto Dora vai à casa de Humberto pra tomar um vinho.”
DORA : Os anos passaram mas nada mudou!
HUMBERTO : O que você quer dizer com isso?
“Humberto e Dora, já na sétima taça de vinho, estavam recostados aos pés do sofá sob uma luz fraca de uma luminária.”
DORA : Nós dois. É constante. É linear… é pra sempre! Isso nunca mudou.
HUMBERTO : Não fala isso que eu fico sem graça.
DORA : Mas é verdade. (se deita no chão) É quase como um casamento. Na saúde e na doença, riqueza e pobreza, sucesso e fracasso…
“Dora olha para ele.”
DORA : Humberto, por que eu fracassei?
“Humberto pensa antes de responder.”
HUMBERTO : Talvez por você desistir de tentar! Você não devia ter entregado os pontos quando seu disco encalhou nas lojas e a sua carreira como cantora se provou um verdadeiro equívoco. A NY tinha te demitido, mas procurasse outra alternativa, voltasse pro teatro!
DORA : É, eu fui burra mesmo.
HUMBERTO : Não diga isso Dora, por favor! Você é tudo, tudo, menos burra!
“Humberto se levanta.”
DORA : Pra onde você vai?
HUMBERTO : Quero te mostrar uma coisa.
“Humberto vai até o rack e põe um DVD pra rodar na TV.”
DORA : O que é isso?
HUMBERTO : Uma raridade. (apanha o controle remoto) O último episódio de Cynthia em Nova York.
“Dora e Humberto começam a assistir.”
DORA : Quem dera eu pudesse beber da mesma fonte que eu bebi em Cynthia, para poder interpretar a Assunta…Mas espere aí, tanto Cynthia quanto Noite de Trip foram escritas pela Mônica Peres. Será que ai é onde está a resposta? Será que se eu falar com a Mônica Peres, ela pode tentar me ajudar a encontrar o tom para minha personagem?
HUMBERTO : Tenta! É uma boa idéia!
“Os dois continuaram a assistir até que perto da derradeira cena na televisão, Dora e Humberto miraram-se de supetão.”
DORA : O que foi?
HUMBERTO : Isso não estava no roteiro. Mas nunca é tarde demais para improvisar!
“Humberto rouba um beijo de Dora, um beijo de novela, e ambos perceberam que era como um sonho. Era o clímax daquela noite, com os dois se amando loucamente sob a luz dos créditos finais do último episódio de Cynthia em Nova York na televisão. Já entregue aos desejos de Humberto, a única coisa que Dora soube fazer foi pegar o controle e desligar a TV enquanto ele a beijava deliciosamente abaixo de sua nuca.”
Um capítulo mediano mas, ainda não parece uma reta-final, porém, foi algo bom, detalhadamente, irei analisar cada cena:
A primeira cena tem um erro que foi crucial, fiquei pasmo quando Dora e Humberto saem pra jantar e deixam Ricky lá desmaiado, muito mal feita, Dora nem percebi que o homem está desmaiado e na mesma cena, anteriormente, Ricky desfere um bordão: Puta que pariu, à cada frase, tornando a situação repetitiva e incomodando o leitor atento.
A segunda cena foi totalmente desnecessária, Mônica elogiando Humberto, não acrescenta em nada para o decorrer da trama.
A terceira cena foi destinada à cena da novela da ficção, bem sem graça e sem ação, simplesmente sem desnecessária (Acredito que essa foi a palavra mais usada nas minhas críticas mas, sempre são bem-vindas)
A quarta cena foi boa, a química do casal Humberto e Dora foi realçada, intimamente gostei, porém, o finalzinho da cena deixou à desejar.
Apesar desse capítulo, não ter tido nenhuma reviravolta foi bom, deliciosamente Kitch (expressão indiana que significa brega) e espero ansioso pelos dois últimos capítulos.