Diva – Capítulo 11
CHARLOTE : (por telefone) Eu não entendo o que pode manter aquela mexicana viva! Ela come o mesmo que eu, e parece não se abalar nem um pouco com isso.
GINÁSTICA : (por telefone) Aaah! E eu sei exatamente por que!
CHARLOTE : (por telefone) Sabe?
GINÁSTICA : (por telefone) Sei sim. Você está sentada? Se não, então se prepare. Você vai saber de tudo que diz respeito à Pascualita Messa de Las Nieves!
CHARLOTE : (por telefone) Conta logo, então! Estou curiosa.
GINÁSTICA : (por telefone) Pois bem, tudo começou em sua infância na capital mexicana a Cidade do México em 1993. Aos oito anos, Pascualita era uma criança comum. Filha de pai tecelão e de mãe quitandeira, foi acostumada a uma vida farta, cheia de privilégios. Aos 10 anos, torna-se uma criança obesa e passa a se tornar também alvo constante do bullying dos colegas na escola. Apesar de não parecer, Pascualita não recebeu uma educação alimentar nada boa dos pais, e as consequências disso tudo não foram nem um pouco agradáveis pra ela. Aos 13 anos de idade, já portava um corpo de aproximadamente 97 quilos de massa corpórea. Tinha problemas pra se locomover, além de um grave problema de colesterol no sangue. Aos 14, quando teve sua primeira menstruação, ficou entalada no vaso sanitário de um restaurante o que lhe rendeu um longo período de humilhação pública.
CHARLOTE : (por telefone) Meu Deus!
GINÁSTICA : (por telefone) É, e não para por ai. Aos 16 anos, ela entrou em depressão. Não falava mais com ninguém. Não saía mais de casa, exceto pra estudar! Apenas comia. Entrou num estado de sedentarismo profundo! O baque, foi quando ela quase morreu de infarto aos 18 anos. Isso foi um choque, que a trouxe de volta a realidade! Antes de entrar na Sala de Cirurgia, prometeu a si mesma que se saísse viva Dalí iria mudar de vida. E foi o que aconteceu. Começou a fazer corrida, e com muito esforço conseguiu chegar aos 82 quilos. Mas Pascualita queria mais. Queria poder perder mais 30 quilos, e chegar ao corpo perfeito, à silhueta ideal. Mas para isso teria que se esforçar muito mais. Então impôs a si própria um regime escasso de alimentação. Mas isso não durou por muito tempo, pois sem conseguir resistir à tentação das saborosas comidas calóricas, em menos de um ano ela engordou tudo de volta. Foi então que ela se deu conta de que sua única chance seria apelar para os comprimidos de emagrecimento. Após três anos seguindo uma dieta severa embalada a esses remédios, ela alcançou seus 32 quilos perfeitamente distribuídos num corpo de 1 metro e 79 de altura. Tudo isso graças a esses comprimidos, sendo que um deles ela usa até hoje!
CHARLOTE : (por telefone) É mesmo?
GINÁSTICA : (por telefone) Sim. Ele causa uma sensação de saciedade na pessoa. Por isso se a Pascualita comer uma folha de vagem por semana e nada mais, não fará a menor diferença pra ela.
CHARLOTE : (por telefone) Caramba! Então isso quer dizer que se eu tomar desse mesmo comprimido…
GINÁSTICA : (por telefone) Você vai poder jogar no mesmo nível que ela!
CHARLOTE : (por telefone) Então, me passa o nome desse comprimido!
GINÁSTICA : (por telefone) É pra já! Anota aí.
(Enquanto Isso, no Salão de Cabeleireiro de Geny…)
“Geny e Luíne conversam.”
GENY : Pera aí, repete isso! Você está me dizendo que a Dora criou um complô contra mim?!
LUÍNE : Bem, ela espalhou geral que você tinha se mudado pro Acre!
GENY : Filha da Puta! Pro Acre?
LUÍNE : É, pra fazer ações socioeducativas ou coisa assim!
“Geny se recorda de sua última conversa cara a cara com Dora.”
FLASHBACK…
GENY : Eu quero que você e o seu cabelo se danem, se é que você acha que eu estou me importando!
DORA : Ah, mas está se importando sim senhora! Está porque sabe que era graças a mim que aquele lugar se mantinha de pé. Eu era a cliente mais assídua. Era eu quem fazia propaganda de graça para aquela espelunca! Sem mim, é bem provável que aquela porra toda vá à falência. Ou até mesmo com sorte, se mantenha as duras penas com seus dois ou três clientes por semana, mas eu particularmente não contaria com essa possibilidade!
FIM DO FLASHBACK…
GENY : Ah, mas ela vai me pagar! Vai pagar por isso.
(Nos Escritórios da NY TV…)
“Humberto Agostini e Karina Loretto, diretores gerais, discutem a escalação do elenco da nova novela das nove da NY TV.”
KARINA : Como andam as escalações?
HUMBERTO : Temos um problema!
KARINA : Qual?
HUMBERTO : Daisy Peterson recusou o convite pra fazer a protagonista! E você conhece a Mônica. Ela escreveu esse papel especialmente pra Daisy, e foi muito categórica em dizer que apenas ela poderia representar essa personagem, e mais ninguém. É uma situação delicada! Sabemos muito bem que o momento pelo qual ela está passando exige alguns cuidados, é a 10º cirurgia plástica e ela precisa ficar em repouso. Agora quero ver explicar isso pra Mônica! Ela descarregou todas as esperanças possíveis nessa novela, e é muito importante pra ela que todo funcione conforme o planejado. Ainda mais depois do que ela enfrentou nessa depressão, a tentativa de suicídio!
KARINA : Acho que você está sendo muito passivo! A Mônica precisa saber que existem limites. Daisy não pode atuar. O máximo que podemos fazer agora é voltar às pesquisas, avaliar o perfil de novas atrizes. Talvez pegar alguém do teatro fosse uma boa!
“Naquele momento Humberto se lembrou da época em que dirigiu Cynthia em Nova York, no ano de 2004. Tivera aquela mesma conversa com Karina: Rafaela Pinheiro, a atriz que faria o papel principal teve uma fratura na perna e devido a isso teve que deixar o elenco da série na ultima hora. Foi então que descobriram a jovem atriz Dora Farrell, num dos grandes teatros de São Paulo através da peça O Gato Borra Botas. Quem sabe agora Karina também não estivesse com a razão. Uma nova atriz. Uma nova estrela a ser lapidada. É claro, que nenhuma mulher jamais seria capaz de substituir Dora, tanto nos sets quanto no coração de Humberto. Mesmo assim, ele tinha quase que certeza que Dora já não queria mais voltar a esse mundo. Havia deixado tudo pra trás. Inclusive ele.”
(Enquanto Isso, no Apartamento de Galdéria Pedrosa…)
“Galdéria recebe a visita de Guto para uma conversa em seu Apartamento.”
GUTO : Acho que você está é fazendo tempestade num copo d’água!
GALDÉRIA : Não, não estou! E você sabe muito bem por que!
GUTO : Sei é?
GALDÉRIA : Guto, olhe bem nos meus olhos! Você acha que por trás dessa história de a Amanda querer apresentar o programa durante as minhas férias, já não existem segundas e terceiras intenções?! Eu conheço o tipo!! Aquela garota sente inveja de mim desde que me conheço por gente. O que ela quer é me fazer um boicote!
GUTO : Não seja tão dramática! Todos nós sabemos que Galdéria Pedrosa só existe uma no mundo. Agora, tipos como a Amanda eu vejo milhões todos os dias só na Paulista! (ri) Fique tranquila! O André Marques apresenta o Mais Você durante as férias da Ana Maria Braga, e só por isso a loura corre o risco de um dia perder o trono? Me diz! Você Galdéria, é tão diva quanto Ana Maria! Não se copia e não se substitui!
GALDÉRIA : Você é um amor!
“Galdéria dá um longo e fraternal abraço em Guto, que sob tal encanto e sem conseguir resistir rouba um beijo de sua patroa.”