[crítica] Sagrado Coração: há uma luz no fim do túnel
Sagrado Coração foi uma web que me despertou a atenção pelo título, quis logo acompanhar a obra que agradou-me pelo nome de supetão. Ou seja, fui mais motivado pelo meu sexto sentido do que pela própria sinopse – que não me agradara em nada. Aquela apresentação inicial parecia mais uma descrição das características dos personagens e suas relações. E por conta disto, esse é o primeiro aspecto que deve ser melhor trabalhado pelo autor, pois o mesmo serve para chamar a atenção dos leitores, os motivando a ler tal história.
O que pude compreender com o início do primeiro capítulo foi que Carol conduziria o enredo, em outras palavras, seria a personagem principal. Porém, durante esses seis capítulos postados, pareceu-me mais uma coadjuvante do que uma verdadeira mocinha. E pra complicar ainda mais a imagem da jovem, a sua “outra metade” – Douglas – não a ajuda em nada. O envolvimento da dupla soou tão sem pé nem cabeça ao aparecerem namorando da noite para o dia, o que poderia ser evitado se as cenas deles fossem desenvolvidas de maneira mais proveitosa: menos convites para comerem juntos e mais ação, romance ou até mesmo um clímax para impulsionar a torcida por ambos.
Mudando da água para o vinho, ou melhor dizendo, do amor para o rancor, não posso esquecer-me de Branca e Soraya – ambas são as “bruxas” da trama. As vilãs vivem dizendo e fazendo barbaridades pela pacata cidade e deixando os outros moradores de lá bastante assustados. Mas, nem mesmo juntando todas as maldades delas a web se salvaria, pois tanto uma quanto a outra têm diálogos tão fracos, que parecem ser más por pura diversão ou simplesmente porque foram classificadas como antagonistas e por isso devem mostrar excessivamente que são ruins através de cada palavra que saem de suas bocas.
Não irei limitar minha análise somente aos mocinhos e às vilãs, pois o roteiro tem sim um destaque positivo, que atende pelo nome de Alexandre – o irmão de Carol –, o qual merece minha devida atenção. Os rumos que o escritor tem dado para ele são prazerosos de acompanhar, e há muito o que se aproveitar dele, como sua vida amorosa e a nova “bomba” que caiu sobre sua cabeça (não serão citados aqui por motivos óbvios). Talvez o rapaz seja o único acerto entre tantos personagens falhos.
A escrita apresenta seus erros, a estrutura dos capítulos também. Na construção dos diálogos tá faltando emoção, veracidade, humanidade. O desenvolvimento das tramas não é dos melhores. Os ganchos são inexistentes. Porém, parece ter surgido uma luz no fim do túnel, pois mesmo com algumas falhas, o sexto capítulo – o mais recente – estava bem melhor estruturado, mais humano, direi até que superior do que os demais.
Olá. .. Decidir responder a crítica a cima.
Amei, agradeço pela sensibilidade, você esta correto a trama precisa de mas humanidade para continuar atingindo bons índices.
Críticas positicas sera sempre bem vindas!! Obrigado Rodrigo.
Fico muito contente quando um autor que está sendo criticado reconhece tudo aquilo que foi dito em no texto.
Desejo todo sucesso do mundo a você, Marcelo. E continue a levar a crítica como um auxílio para o melhoramento de sua obra!! Tenho certeza que tu irá longe.
Sou grato por seu comentário 🙂
Parabéns pelo ótimo texto Rodrigo e pela sensibilidade em criticar indicando melhorias para o autor. Eu super apoio estas críticas.
Muito obrigado, Danillo. Confesso que sempre procuro indicar soluções para as webs em minhas críticas, tratando-as com bastante sensibilidade a todo momento.
Continue a acompanhar meu parecer e de meus colegas sobre as obras que circulam pelo site!!
Sabe aquela sensação de quando a gente lê só verdades? Pois é… Estou com ela aqui, segurando na mão! E sim, Marcelo ainda vai nos surpreender e muito!
Fico feliz por você compartilhar da mesma opinião que a minha. Creio no potencial do Marcelo assim como você.
Agradeço pelo comentário!! Continue acompanhando as críticas e palpitando sempre que der.
Sim, também tenho a impressão de que tudo pode melhorar de agora em diante. Pois pelo que vi no capítulo 6, tá tudo bem mais desenvolvido e até a estruturação do mesmo tá mais bonita.
Espero que vc consiga enxergar os mesmos pontos que eu enxerguei!!
E agradeço pelo comentário 😀
Eu li apenas o primeiro capitulo e ainda não posso concordar ou discordar da crítica. Mas devo confessar que sua crítica foi bem colocada, você utilizou argumentos convincentes de quem tem propriedade no que esta falando. Acho super válido essas críticas e vou seguir acompanhando sim Sagrado coração. Tenho impressão que Marcelo ainda vai nos surpreender!