Sombras do Passado: Daquelas histórias que torcemos pra demorar a acabar
Por Grimaude Gomes
Não conseguia parar de ler. Essa é uma interessante história daquelas que não somente queremos ver logo o desfecho, mas queremos que ela dure mais tempo. Natália Cristina poderá ser uma grande promessa se se embrenhar pelo árduo caminho da literatura, principalmente no ramo do suspense e do terror. Mas como nem tudo são flores, e talvez isso se deva à ainda inexperiência da autora, o que por si só já faz dela uma autora extraordinária, os acontecimentos se desenrolam meio rapidamente, carecendo de um pouco mais de emoção. As sensações de levar uma pancada na cabeça e mal estar provocado pela volta da consciência em seguida, o romance entre Mono e uma humana, entre outros acontecimentos, poderiam sem melhor explorados, dando um clima de romance que enriquece qualquer narrativa.
A origem da protagonista Alicia, é extraordinária! Algo que eu gostaria de ter escrito, mas escrever terror realmente não é para qualquer pessoa, e Natália Cristina se sai muito bem. O romance entre a Alícia e o Rodrigo encontrando um contratempo com Pedro, era algo que eu já tinha sacado de cara, desde o início, e isso é bom, porque faz o leitor envolver e saber o que está acontecendo. Nesse caso, é ótimo ser previsível. Fica uma previsibilidade meio subentendida, e é preciso tato na redação para fazer isso. Vemos esses casos em telenovelas, quando dois personagens completamente opostos, se completam desde o início da trama.
E como num passe de mágica, toda aquela emoção ausente em muitas partes da narrativa, foi recuperada a partir do capítulo 9, me deixando surpreso. Infelizmente, por se tratar se adolescentes, faltou os dramas da descoberta, afinal de contas, ser adolescente já é uma descoberta dramática, e ser uma adolescente demônio – eu penso – levaria a momentos de medo e reflexão, que seriam naturais em qualquer pessoa. Unindo-se isso, à ausência de uma atuação da polícia, e o fato de todo mundo da cidade simplesmente não dar a mínima para uma pessoa que morreu e ressuscitou, foram estes pontos negativos da trama, o que não tira o brilhantismo da narração, que estou apreciando de verdade.
O fato de não ter pelo menos uma trama paralela pode tornar a narrativa cansativa para alguns leitores mais exigentes, mas temos que lembrar que escrever bem é algo que até mesmo os mestres dominam aos poucos.
Uma excelente Web Série!
Excelente crítica!!