Séries de Web
Edição especial: Ajuste de Contas

AJUSTE DE CONTAS – edição especial: capítulo 09

André tenta dizer, petrificado: Bia?

Bia: Está surpreso?

André: Estou… Não esperava te ver aqui…

Bia: Engraçado, porque eu também não esperava te ver aqui.

André: Bia, eu… Eu posso explicar tudo…

Bia: Explicar o que André? Você é um canalha! Seu irmão tinha razão sobre tudo que disse de você! Você é um mentiroso, um galinha! Você não presta André!

André: Calma minha princesa, também não é assim…

Bia grita: Cala a boca! Não me chama de princesa! Seu cretino! Me deixa em paz.

Bia sai correndo para a rua e André vai atrás dela.

Ele impede que ela corra, entrando na frente dela.

André: Você tem razão, eu sou aquilo tudo que você falou! E muito mais.

Bia: Sai da minha frente André

André: Deixa eu explicar, por favor

Bia grita: Explicar o que seu safado? Não tem nada pra explicar. Eu mesma vi, ninguém me contou. Você disse que ia pra casa conversar com seu irmão. E olha onde você estava. Bem que eu desconfiei que estava arrumado demais! Você é um cafajeste!

André: Sou, sou um cafajeste, admito! Um cafajeste, um ordinário, safado, cretino e tudo mais que você possa estar pensando. Mas eu não quero mais. Eu não quero mais ser esse moleque irresponsável e inconsequente. Me ajuda a mudar Bia. Você é a garota mais especial que conheci, estou disposto a mudar por você. Me dá uma chance, eu preciso da sua ajuda. Eu não consigo sozinho.

Bia, fragilizada: Eu não confio mais em você André. E a confiança é o pilar de qualquer relacionamento. É como a pilastra que segura os edifícios. Sem ela, nada existe. Já ouviu aquele ditado de que confiança é igual cristal? Quando quebra, não tem conserto.

André: Tem sim. Você é diferente Bia. Você tem um coração bom. Eu sei que no fundo você me entende. Não adianta se fazer de rude, porque essa não é a sua praia. Eu só te peço mais um voto de confiança: me dá mais uma chance. Quando eu te vi sair de dentro daquele bolo, era como se eu tivesse morrido por dentro. Não pela surpresa, mas pelo sentimento de saber que eu poderia te perder. E eu percebi o quanto isso seria ruim. Eu sei que errei. Errei feio! Mas por favor Bia. Vamos tentar mais uma vez, por favor.

André abraça Bia, e ela não consegue manter sua decisão.

Bia, chorando: Não faz isso comigo de novo André, por favor…

André: Eu prometo minha princesa. A partir de agora, tudo vai ser diferente. Eu vou me esforçar pra mudar meu comportamento, mas eu preciso da sua ajuda pra isso.

Bia: Eu gosto tanto de você… Não me decepciona novamente, por favor.

André: Me desculpa. Eu vou te fazer feliz!

André dá um beijo em Bia.

 

No dia seguinte

 

Guilherme: Vamos almoçar?

Kadu: Vamos, vamos sim. Acredito que você queira falar sobre o assunto que deixamos pendente.

Guilherme: Com certeza. A Vanessa acabou chegando no meio da nossa conversa e não conseguimos concluir. Você disse que estava numa situação desconfortável. O que está acontecendo cara?

Kadu, sem coragem de dizer a verdade: Em resumo, é tudo que já te disse. Eu to muito preocupado mesmo. To muito receoso de você se decepcionar com esse relacionamento. Eu não sei o que pode acontecer se tudo der errado…

Guilherme: Meu amigo, eu fico muito grato com a sua preocupação. Mas escuta uma coisa: o bom da vida não é sempre ganhar, mas sim, fazer o espetáculo valer a pena. Não vamos nos preocupar com o futuro, e sim com o presente. Vamos nos preocupar em fazer desse momento, o melhor de nossas vidas. Está tudo sobre controle. Relaxa a mente. Deixa fluir e pensa que tudo vai dar certo.

Kadu apenas ouve as palavras de Guilherme, apreensivo.

 

Janete: A sua esposa sabe que está aqui?

Afonso: É claro que não, por isso marquei aqui nesse bar escondido. Vamos direto ao assunto: a Vera está sabendo de alguma coisa?

Janete: Você não deveria me fazer essa pergunta. Quem está casado com ela é você.

Afonso, irritado: Janete, eu não estou pra brincadeira. A Vera sabe de alguma coisa?

Janete mente: Não que eu saiba Afonso. Mas eu já te dei um prazo final. Eles vão saber toda verdade. Se não for por bem, vai ser por mal. Já cansei de ser a vilã desse jogo. Eu preciso mostrar a verdadeira história.

Afonso: Eu já te pedi um tempo. Por favor, espera o momento certo!

 

Vanessa: Amiga! Já é meio-dia. Acorda!

Bia, levantando: Ai meu Deus, perdi a hora!

Vanessa: A noite deve ter sido boa. Pelo jeito o André não está fazendo falta!

Bia: Ai amiga, nem sei como te falar. Eu tive uma noite boa sim. Mas com o André.

Vanesa: Eu juro que gostaria de ficar surpresa, mas eu te conheço Bia. Você ama ele, e seu coração é mole demais. Sabia que cedo ou tarde vocês iam voltar. Só não imaginava que seria tão rápido.

Bia: Dessa vez eu percebi sinceridade nele, sabe? Ele me disse que quer mudar, mas precisa da minha ajuda pra mudar o comportamento dele. E eu vou ajuda-lo.

Vanessa: Amiga, eu vou te apoiar em qualquer decisão. Só não quero que você sofra. Eu quero o melhor pra você. Saiba que estarei aqui do seu lado para o que precisar, ok?

Bia: O que seria de mim sem você?

 

Leo caminha para a casa de Vanessa para tentar conquista-la mais uma vez.

Ao longe, ele vê Kadu também em direção à casa de Vanessa, mas andando muito conturbado.

Ele estranha o comportamento de Kadu e decide apenas observar de longe.

 

Kadu bate com força na porta da casa de Vanessa.

Assim que ela abre a porta, ele entra, muito conturbado.

Ao bater a porta, Leo se aproxima para tentar ouvir a conversa.

 

Vanessa: Kadu, o que houve? Você parece estar nervoso!

Kadu: De fato, estou muito nervoso. Essa história já foi longe de mais. Nós vamos resolvê-la agora!

Vanessa: Que história Kadu? Do que está falando?

Kadu grita: Chega de encenação Vanessa! Chega de fingir, de agir como se a vida fosse um palco de teatro! Será que você não percebe que está indo longe demais?

Vanessa mente: Kadu, você está exaltado. Ainda não sei do que está falando.

Kadu: Não sabe do que estou falando? Então vamos lá: estou falando do seu joguinho. Da sua farsa! Da sua desonestidade com o Guilherme. Ele não merece isso Vanessa!

Bia: Bom, vou deixar vocês a sós.

Vanessa: Não Bia, fica.

A partir desse momento, inicia-se uma tensa discussão, com ambos exaltados.

Vanessa: Se é sobre isso que ele quer falar, é sobre isso que ele vai ouvir. Quem você pensa que é Kadu, pra entrar na minha casa dessa forma me insultando desse jeito?

Kadu: Eu sou um bom amigo, inconformado com o que você está fazendo com o Guilherme. Porque você está fazendo isso? Qual o seu plano? O que está planejando?

Vanessa: Eu não estou planejando nada Kadu! Não estou fazendo mal nenhum ao Guilherme. Mas pelo contrário, estou ajudando ele a superar um trauma. Não sei por que está tão ofendido com isso. Eu quero saber qual é o SEU problema, porque eu não tenho nenhum.

Kadu: Está ajudando? É isso que você acha que está fazendo? Você não gosta dele! Daqui a pouco a sua ficha vai cair e você vai querer deixa-lo. E isso pode ser fatal.

Vanessa: Você não conhece nada dos meus sentimentos. Eu gosto do Guilherme, e não pretendo deixa-lo. Kadu, não são todas as pessoas que são frias como você. Egoístas, que só pensam em si mesmo, no próprio sentimento.

Kadu: Você está falando do passado. Eu sou um novo homem.

Vanessa: Você é o mesmo moleque de sempre. Mimado, convencido, acha que pode ter tudo que deseja aos seus pés. Não é bem assim Kadu. A sua época de estrelismo passou. A época em que você mandava e eu obedecia não existe mais. Os tempos são outros. Agora, quem dita a regra do jogo sou eu.

Kadu: Eu não estou falando de mim Vanessa, estou falando do Guilherme. Se o seu problema é comigo, resolva-se comigo. Ele não tem nada a ver com nossos problemas.

Vanessa: Não existe problemas entre nós Kadu. Nossos dilemas já foram enterrados a muito tempo. Nem era necessário termos essa discussão. Eu não te devo satisfações da minha vida. Eu sou uma mulher adulta e dona das minhas atitudes.

Kadu: Você não deve satisfações da sua vida, mas do meu amigo Guilherme, sim. Eu cheguei primeiro e conheço ele melhor que ninguém. Eu tenho certeza que essa história não vai terminar bem. Você não vai conseguir sustentar essa história de namoro por muito tempo. Há 15 anos atrás ele me disse uma coisa importantíssima e esse é o momento de repetir: reverte essa história enquanto há tempo. Ele tá se aprofundando cada vez mais nesse relacionamento. Eu te imploro Vanessa: salva meu amigo! Não deixe que o pior aconteça!

Vanessa: Kadu, não se meta no nosso relacionamento! Eu vou fazer o Guilherme feliz. Esquece essa história, eu não vou voltar atrás. Eu estou apaixonada pelo Guilherme.

Nesse momento, os olhos de Kadu se enchem de lágrimas.

Kadu: Apaixonada pelo Guilherme?

Vanessa, determinada: Sim! Apaixonada. E eu não quero que você atrapalhe a nossa felicidade. Se o seu problema é a preocupação, não se preocupe, pois eu só tenho a somar na vida do Guilherme. É dele que eu gosto. É com ele que eu quero ficar pra sempre. E eu quero que você aceite isso. Se você veio até aqui para dar um basta nessa história, é isso que vamos fazer: tire seu pino do tabuleiro, pois nesse jogo, você está sobrando.

Kadu fica em silêncio por alguns segundos olhando para Vanessa, com os olhos marejados.

 

Leo ouve toda a conversa atrás da porta.

Ao ouvir o barulho dos passos de Kadu indo embora, ele esconde-se.

Leo pensa em voz alta: Estou impressionado! Que loucura.

 

Guilherme: A Bia que estava dentro do bolo?

André: Assustador né cara? Depois meu parceiro me contou que ela negociou com ele pra entrar lá. Ele não sabia que ela era minha namorada.

Guilherme: Que vacilo cara. E aí?

André: E aí só me restou pedir desculpas. Não tinha o que falar. E acredita que ela me perdoou? Essa menina é incrível Guilherme. Eu quero mudar, de verdade. Eu quero só uma mulher na minha vida. E ela disse que vai me ajudar. A partir de agora, você vai conhecer um novo André, como você tanto queria.

Guilherme: Fico muito feliz com isso cara. Ela parece ser frágil, mas foi forte o suficiente pra te tornar um novo homem. Parabéns! E que essa história fique de aprendizagem.

André: Ficou, pode crer. E a Vanessa cara, como estão?

Guilherme: Fluindo. A cada dia que passa eu percebo que fiz a escolha certa. Ela é a mulher da minha vida. Que chegou para me iluminar, me motivar.

André, que sabe da verdadeira história, diz preocupado: Guilherme, você sabe que eu, você e Kadu, somos irmãos não é verdade?

Guilherme: Sim, sem dúvida.

André: A gente se preocupado muito contigo. Não vamos ser hipócritas e esquecer o que aconteceu no passado. Você entrou numa depressão após uma separação. Nós temos muito medo que isso aconteça novamente, mas agora, de uma forma pior.

Guilherme: Eu sei meu amigo, já conversei com o Kadu sobre isso e repito para você: eu sou muito grato pela preocupação de vocês. Entendo perfeitamente, no lugar de vocês estaria tão preocupado quanto. Mas eu quero que vocês esqueçam essa história, deixem a vida nos levar, é assim que estou pensando. Se parar pra pensar e calcular cada barreira que está no meu caminho, eu não vou viver mais. Portanto, fique tranquilo. E pra provar esse otimismo, decidi tomar uma importante decisão. Você logo, logo saberá do que se trata.

 

Kadu chega em casa transtornado e deixa Janete preocupada.

Janete, sem jeito: Aconteceu alguma coisa?

Kadu: Nada que você poderá me ajudar. Problemas de homens.

Janete: Eu não sou homem, não sou seu pai, mas… Posso te ajudar em alguma coisa?

Kadu: Pode. Me deixando em paz.

Kadu sobe as escadas e deixa Janete pensativa.

Janete: Está na hora de dar um basta nesses aborrecimentos.

 

Vanessa: Guilherme? Oi amor, que surpresa boa.

Guilherme: Boa mesmo? Você estava chorando? O que houve?

Vanessa mente: Estava pensando no meu pai. Queria tanto saber como ele está.

Guilherme: Você precisa ir atrás dele minha querida!

Bia: Já falei isso pra ela centenas de vezes Guilherme. Fica aí se torturando ao invés de encontrar uma solução.

Guilherme: Nós vamos resolver esse assunto. Mas agora, vim falar de outra coisa.

Vanessa preocupada, achando que Kadu tivesse falado algo: Aconteceu alguma coisa?

Guilherme: Sim, aconteceu. Aconteceu que você chegou na minha vida Vanessa, e mudou tudo. Me deu coragem, confiança. E por isso, decidi tomar uma atitude.

Vanessa: Está me deixando nervosa Guilherme, fala.

Guilherme: Vanessa. Quer casar comigo?

Deixe um comentário

Séries de Web