Rumo aos 10 anos: Edição 01
Um programa de
Gabriel Fonsêca
Apresentado por
Gabriel Fonsêca
Convidados
Danillo Teixeira
Pedro Paulo Gondin
Maite Malvasi
1ª Edição
Apresentador: O séries de web surgiu de maneira a oportunizar autores anônimos a mostrar o seu talento, a servir de espaço para os mesmos que sonham em seguir com essa profissão de autor, ou mesmo querem fazê-la de hobbie. O site neste ano completa 9 anos de existência e preparamos um programa especial para relembrar a trajetória do site, discutir assuntos que envolvem o mundo da criação de histórias, relembrar as histórias que marcaram o site e muito mais. A partir de hoje, durante 4 sextas-feiras iremos conversar e celebrar muito. Sejam todos muito bem vindos ao programa Rumo aos 10 anos.
E no programa de hoje vamos falar sobre duas histórias que marcaram o séries de web e que começaram a ser reexibidas novamente nesta semana: estou falando de Ajuste de Contas e Cantiga de amor. Além disso, vamos ter uma conversa sobre os modelos de escrita de capítulos/episódios para o mundo virtual com o convidado Danillo Teixeira, autor de Ajuste de Contas e muito mais.
O programa está imperdível.
SÉRIES DE WEB 9 ANOS: de 2011 à 2013.
O Séries de Web é um site independente e destinado à publicação de web histórias (web séries, web novelas) que são produzidas por autores anônimos e que estão à procura de mostrar seu talento na escrita. As web histórias geralmente são produzidas no formato de escrita literário ou em roteiro e possuem todos os elementos de uma história comum: personagens, cenas, protagonistas, antagonistas, núcleos principais e secundários. Grande maioria das histórias produzidas e recebidas no site são realizadas individualmente, mas temos muitas obras em que o enredo e roteiro foram desenvolvidos em parcerias, muitas delas nascidas aqui no mundo virtual.
O site tem quatro anos de história e é um dos mais populares destinados a este tipo de produção. A ideia surgiu ainda no Orkut em que naquela época já tinha comunidades destinadas a publicação de histórias em roteiros e enredos desenvolvidos exclusivamente pelos usuários. Algumas eram muito famosos da qual, Domingos Santiago e Wellyngton Bernardo participam. Eles produziram uma história juntos, a web série Único Amor em 2011. Mais tarde começaram a planejar o lançamento de um site fora da rede social em que os autores pudessem ter a mesma oportunidade de construir suas histórias e divulgá-las para um público. O projeto começou a ganhar corpo em 2012, mas o Wellyngton deixou o projeto por motivos de dedicação aos estudos e Domingos começou a estruturar as ideias do site, baseando-se na experiência da comunidade no orkut e a referência de outros site que também já publicavam este tipo de história como a Fanfics Brasil e a WebTV.
Com o slogan A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR O SEU TALENTO, após a definição de um modelo de projeto com os objetivos, nome, logotipo, veio em 2011 a estruturação do site para escolher uma hospedagem adequada já que o objetivo era permitir que os próprios autores tivessem a liberdade de publicarem seus capítulos. Nesta época com o nome de PORTAL SÉRIES DE WEB, o site objetivava ser o local onde autores anônimos pudessem compartilhar suas histórias.
2012 ocorre oficialmente o início das atividades do site. Foi um ano intenso e dedicado à construção da identidade visual do site como definição de logotipo e design do site. A primeira inscrição recebida foi no dia 27.02.2012 com a história Detalhes Sórdidos de Grimaulde Gomes. Mesmo tendo recebido uma boa quantidade de inscrições logo a liberação do formulário, foram 60 só neste ano, o site iniciou suas atividades oficialmente no dia 14.10.2012 quando passamos a utilizar o domínio seriesdeweb.com e a iniciar a divulgação das primeiras histórias recebidas.
Detalhes Sórdidos foi agendada para estreia em 2012, mas devido a problemas pessoais, Grimaulde Gomes precisou adiar e esta estreia ocorreu no dia 24.01.2013. Depois de Detalhes Sórdidos vieram diversas outras histórias para marcar o primeiro ano do Séries de Web como Começar de Novo (Valdir Sales Pitombeira), Maldito Amor (Diogo Souza), Palavra de Honra (Alencar Tognon), Razão de Viver (Matheus Ferreira), Um Cara Normal (Phill Rocha e a produtora A Gente Faz Séries), além de Detalhes Sórdidos.
O site começou a crescer e era evidente a necessidade de algumas reformulações para melhorar a experiência dos visitantes e autores. Começamos por uma reformulação da identidade visual com a mudança do logotipo e a visão do site. Adotando cores mais leves, o novo logotipo já vinha com o novo nome com a retirada do nome Portal do título. A marca no entanto, continuava a mesma e permanecendo o objetivo definido no slogan. Neste primeiro ano, fechamos com 167.550 visualizações de páginas.
Apresentador: Nós acabamos de relembrar uma trajetória do site que se seguiu desde 2011 até o ano de 2013. Na semana que vem nós vamos continuar relembrando essa trajetória. Mas agora vamos conversar sobre um tema que intriga muitos escritores que desejam ter suas histórias publicadas no mundo virtual: de que forma eu devo escrever o meu capítulo/episódio: Roteiro ou literário?
Em discussão
TEMA: DE QUE FORMA EU DEVO ESCREVER O MEU CAPÍTULO/EPISÓDIO: roteiro ou literário?
Apresentador: Então, como eu já havia anunciado no início deste programa entre todos os assuntos que iremos discutir no dia de hoje o modelo de escrita de um capítulo/episódio irá ser abordado. Para isso eu quero chamar o autor Danillo Teixeira que está com sua história Ajuste de Contas em reprise no site, a autora Maite Malvasi e o autor Pedro Paulo Gondim!
Danillo: Boa noite, galera!
Maite: Boa noite, pessoal!
Pedro: Boa noite, boa noite!
Apresentador: É um prazer recebê-los aqui, quero agradecer muito por terem aceito o convite e vamos lá para a nossa conversa. Desde o surgimento dos sites que publicam histórias de autores anônimos existe uma questão acerca de que forma se deve escrever o capítulo, ou o episódio da sua história. Vejo que no início, lá quando ainda estavam surgindo os sites para esse fim se utilizava um modelo muito mais literário, um modelo que possuía semelhança ao modelo roteirizado, porém que muito mais se assemelhava ao modelo literário. Com o tempo isso foi mudando, sites travam guerra com os autores para que se encaixem em seus modelos e o modelo roteirizado foi ganhando espaço e junto a isso a disputa para saber qual modelo é o essencial, também. Autores, eu quero ouvir a opinião de vocês a respeito disso
Danillo: Acho que isso depende da proposta do autor. Se for uma web novela ou série, com dramas e conflitos, opto pelo modelo roteirizado; se for um conto, já prefiro o modelo literário.
Pedro: Sempre dependerá mais da escolha do autor, como Danillo disse, mas também da preferência do público. Em fóruns ou grupos sobre sites de publicação de histórias, vejo que muitas pessoas não gostam do modelo roteirizado e optam pela leitura de obras em estilo literário.
Apresentador: Eu também concordo com isso de que depende da proposta do autor e também concordo que depende da preferência do público. Eu vejo boa parte do público de leitores da internet que não aceitam o modelo roteirizado!
Danillo: Depende do que o autor quer alcançar, depende da cara que ele quer para sua história. Mas falando por mim, da minha forma de contar história, prefiro não usar uma estrutura de escaleta de uma novela real, como “CENA 1 – CASA DE FULANO – INTERIOR – NOITE”, o que julgo desnecessário em uma web novela. Muitas vezes acredito que isso mais confunde o leitor ao invés de ambientaliza-lo
Maite: acredito que o modelo literário seja sempre mais eficaz, não importa o ambiente, online ou não. A escrita em prosa abre as portas da imaginação e facilita a descrição de cenários e uma exploração mais psicológica dos personagens, o que considero que possa prender mais o leitor. Algo muito popular na internet também são os quadrinhos independentes, ou histórias interativas (que nesse caso funcionam melhor em um modelo roteirizado), uma vez que, quando acompanhadas da parte escrita, as imagens agregam muito!
Apresentador: boa colocação, Maite. Eu vejo pouco desse modelo de quadrinhos independentes e acredito que ele seja muito mais eficiente que um modelo roteirizado. Danillo, essa semana começou a reprise de Ajuste de Contas e eu queria saber como você trabalhou com essa questão nessa história.
Danillo: Fiz em Ajuste de Contas cenas mais diretas e capítulos mais curtos para que não fossem cansativos. Foi um risco mas felizmente agradou os leitores, pois a web fechou com 75 pontos de audiência e ainda tive duas indicações aos melhores daquele ano: como melhor autor e melhor web novela.
Apresentador: Foi um sucesso total. Então é isso, pessoal. Quero agradecer novamente a participação de vocês por essa conversa maravilhosa onde que acredito eu, pudemos caracterizar, levantar pontos positivos e negativos dos modelos de escrita literário e roteirizado. Até a próxima Pedro e Maite, vou pedir para que o Danillo fique para que nós possamos conversar a respeito de Ajuste de Contas e muito mais no quadro Entrevista da Semana.
Entrevista da Semana
Apresentador: Toda semana até o último dia de outubro nós iremos acompanhar a reprise de histórias que fizeram sucesso no Séries de Web. Nesta semana começamos a acompanhar novamente Cantiga de Amor de João Pedro Ramalho, e Ajuste de Contas de Danillo Teixeira. É com um imenso prazer que agora continuo a conversa com o autor Danillo Teixeira, que já se faz presente desde o quadro anterior. Danillo, vamos logo ao que nos interessa, para você qual é a parte mais difícil no processo de criação de uma história?
Danillo: Na minha opinião é o início da história. Antes de começar uma história uso um método pessoal de planejamento de estrutura, início, meio e fim para que a história tenha verossimilhança e eu não me perca no meio do caminho. Então no processo de estrutura eu crio a sinopse, o perfil dos personagens, a ambientação, os momentos de catarses da história e outros detalhes.
Apresentador: E como você trabalhou isso em ajuste de contas?
Danillo: em “Ajuste de Contas” a exibição era diária e de três em três dias eu planejei para que houvesse um conflito para ser desenvolvido e resolvido. Isso foi importante para que q história não ficasse com “barriga” e estivesse sempre em movimento. Foram 40 capítulos e eu já sabia tudo que iria acontecer no início (15 capítulos), na metade (30 capítulos) e no fim (40 capítulos). Isso faz parte do que chamo de planejamento de estrutura. Após essa etapa chega o momento de iniciar os primeiros capítulos, que julgo ser o momento mais difícil, que mais falta inspiração. É um momento muito morno que precisamos apresentar os personagens e conflitos, mas ao mesmo tempo crucial, pois o início precisa ser atrativo para que os leitores continuem acompanhando a história. A partir da metade para o fim é só alegria, pois aí é o momento do ápice dos conflitos, que para mim, é a melhor parte da escrita.
Apresentador: E como foi o processo de criação de ajuste de contas?
Danillo: é um conjunto de tudo que disse acima. Há tempos eu já tinha uma grande vontade de escrever uma história mas não conseguia encontrar um espaço apropriado, bem estruturado e participativo, até conhecer o Séries de Web. Fiquei familiarizado com o site e comecei a desenvolver uma história que aparentemente era simples, mas se bem desenvolvida poderia render boas cenas: uma menina que é humilhada pelo menino que ama resolve se vingar seduzindo o melhor amigo dele. Confesso que parece simplório mas eu confiava o suficiente na história para desenvolve-la em 40 capítulos. Eu tinha um clichê em mãos que poderia ter se tornado cafona caso não fosse tão sentimentalista, onde cada ação tomada pelos personagens tinha um porquê e intensos sentimentos por trás de tudo. Tudo era dialogado e nenhuma cena era em vão.
Apresentador: Já faz aproximadamente 4 anos que a história foi exibida no site e eu quero saber se existe alguma curiosidade que você queira nos falar a respeito dela!
Danillo: Como dito anteriormente, “Ajuste de Contas” foi minha primeira e única história escrita e publicada, isso foi marcante pra mim. Foi uma história que, sem exageros, eu expressei meus sentimentos sem medo e de forma muito profunda. Eu pratiquei a empatia demasiadamente tentando me colocar o tempo todo no lugar de cada um dos personagens para entender o que eles estavam sentindo, foi realmente um momento muito especial e de muitas autodescobertas. Escrever essa história me ajudou a me tornar uma pessoa melhor, mais compreensível com os outros. E durante a construção dessa história eu consegui encontrar o caminho que quero seguir como autor: dramas profundos e bem dialogados. Na minha opinião, todos os conflitos podem ser resolvidos através do diálogo, e o que move uma história são os conflitos existentes entre pessoas boas, não necessitando especificamente de um vilão. “Ajuste de Contas” tinha o Leo, que não era um grande vilão, mas sim um homem invejoso que cobiçava a vida do Guilherme, ou seja, uma pessoa comum que existe em todos os meios sociais. Foram 40 capítulos que se movimentavam apenas por erros humanos, de pessoas comuns. Em resumo, a maior curiosidade de “Ajuste de Contas” é mais pessoal. Foi um grande período de autodescoberta inesquecível que quero continuar para sempre desenvolvendo isso dentro de mim.
Apresentador: Para encerrar a sua participação no programa de hoje nos diga o que você anda fazendo atualmente?
Danillo: Hoje em dia estou vivendo nosso “novo normal” como muito tem sido dito por aí. Cumprindo quarentena e saindo somente quando necessário. Mas não é de todo ruim, pois essa é a possibilidade de estar mais próximo da minha família, de me dedicar mais à minha casa, de refletir planos futuros. Estamos vivendo dias muito difíceis, todos nós. Teremos perdas irrecuperáveis, além de desempregos, problemas psicológicos e tantas outras adversidades. Viveremos uma nova realidade social, econômica e política, mas uma das minhas maiores qualidades é o otimismo! Rezo para que os cientistas e médicos sejam iluminados e desenvolvam logo uma vacina que seja capaz de nos proteger e nos proporcionar a possibilidade de nos abraçar novamente.
Apresentador: Com certeza todos pensamos dessa maneira, que seja logo desenvolvida uma vacina para nos proteger desse vírus. Mas então é isso por hoje, muito obrigado por sua participação no programa de hoje, Danillo.
Danillo: Eu que agradeço. E acompanhem Ajuste de Contas, de segunda a sexta a partir das 20 horas até o dia 30 de outubro.
Apresentador: Isso mesmo, acompanhem Ajuste de Contas e Cantiga de Amor. Fiquem atentos pois semana que vem têm mais estreia. Danillo, posso contar com você para as próximas edições do programa?
Danillo: Lógico!
Apresentador: Perfeito. Então é isso, pessoal, até semana que vem. Agradeço a participação de todos. Fiquem ligados no Séries de Web, se cuidem e até semana que vem!
FIM DA EDIÇÃO 01
acompanhem>https://www.seriesdeweb.com/series/edicao-especial-ajuste-de-contas/
acompanhem>https://www.seriesdeweb.com/series/edicao-especial-cantiga-de-amor/