Séries de Web

Nossa História

O Séries de Web é um site independente e destinado à publicação de web histórias (web séries, web novelas) que são produzidas por autores anônimos e que estão à procura de mostrar seu talento na escrita. As web histórias geralmente são produzidas no formato de escrita literário ou em roteiro e possuem todos os elementos de uma história comum: personagens, cenas, protagonistas, antagonistas, núcleos principais e secundários. Grande maioria das histórias produzidas e recebidas no site são realizadas individualmente, mas temos muitas obras em que o enredo e roteiro foram desenvolvidos em parcerias, muitas delas nascidas aqui no mundo virtual.

O site tem quatro anos de história e é um dos mais populares destinados a este tipo de produção. A ideia surgiu ainda no Orkut (saudosa rede social) que naquela época já tinha comunidades destinadas a publicação de histórias em roteiros e enredos desenvolvidos exclusivamente pelos usuários. Algumas eram muito famosos da qual, Domingos Santiago e Wellyngton Bernardo participam. Eles produziram uma história juntos, a web série Único Amor em 2011. Mais tarde começaram a planejar o lançamento de um site fora da rede social em que os autores pudessem ter a mesma oportunidade de construir suas histórias e divulgá-las para um público. O projeto começou a ganhar corpo em 2012, mas o Wellyngton deixou o projeto por motivos de dedicação aos estudos e Domingos começou a estruturar as ideias do site, baseando-se na experiência da comunidade no orkut e a referência de outros site que também já publicavam este tipo de história como a Fanfics Brasil e a WebTV.

“Os sites Fanfics Brasil e a WebTV foram certamente dois grandes inspiradores para o projeto do Séries de Web. Enquanto a publicação na Fanfics era livre, ou seja, era só criar o cadastro e iniciar a publicação, o WebTV era bastante restrito e devia ter umas poucas webs em exibição na época. Queria poder controlar a quantidade de histórias em publicação para garantir a divulgação e ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade de mais histórias sendo publicadas simultaneamente.”

Domingos Santiago, fundador do Séries de Web

2011

Após a definição de um modelo de projeto com os objetivos, nome, logotipo, veio a estruturação do site para escolher uma hospedagem adequada já que o objetivo era permitir que os próprios autores tivessem a liberdade de publicarem seus capítulos. Adotamos o slogan “a oportunidade de mostrar seu talento” que refletia o objetivo da criação do site que, no momento ainda tinha o nome PORTAL, com a intenção de ser o local onde autores anônimos pudessem compartilhar suas histórias.

2011-2013: Este foi o primeiro logotipo do site que ficou até o primeiro semestre. O nome PORTAL se destacava e representa o objetivo do site de ser um local de reunião das melhores ideias

Antes do start inicial, veio o estudo de possibilidades para a hospedagem, que precisaria ser gratuita e ao mesmo tempo eficiente. Na avaliação, o serviço Forumeiros foi o mais adequado para iniciar o site e no dia 15.06.2011 às 20:08 a conta seriesdeweb.livreforum.com foi aberta para realizar os ajustes em design para iniciar a publicação das histórias.

Estatísticas do Séries de Web desde a abertura da conta no site Forumeiros onde o site ficou hospedado até o final de 2014. A antiga versão do site com as informações publicadas à esta época está disponível ainda no link: memoria.seriesdeweb.com

 

2012

Marca oficialmente com início das atividades do site. Foi um ano intenso e dedicado à construção da identidade visual do site como definição de logotipo e design do site. A primeira inscrição recebida foi no dia 27.02.2012 com a história Detalhes Sórdidos de Grimaulde Gomes. Mesmo tendo recebido uma boa quantidade de inscrições logo a liberação do formulário, foram 60 só neste ano, o site iniciou suas atividades oficialmente no dia 14.10.2012 quando passamos a utilizar o domínio seriesdeweb.com e a iniciar a divulgação das primeiras histórias recebidas.

A conta no Forumeiros conseguiu uma excelente movimentação no período e até a transferência para uma conta paga no WordPress, contabilizamos 10.205 mensagens e 794 usuários registrados. O site passou a oferecer uma vantagem de interação que se diferenciava dos demais sites que já existia na época: a possibilidade de troca de mensagens (pública e particular) entre os usuários. O resultado foi a quantidade expressiva de mais de 10 mil mensagens no período.

2013

Detalhes Sórdidos foi agendada para estreia em 2012, mas devido a problemas pessoais, Grimaulde Gomes precisou adiar e esta estreia ocorreu no dia 24.01.2013. Depois de Detalhes Sórdidos vieram diversas outras histórias para marcar o primeiro ano do Séries de Web. Ao longo do ano, tivemos seis histórias com total êxito na publicação (publicadas do início ao fim): Começar de Novo (Valdir Sales Pitombeira), Maldito Amor (Diogo Souza), Palavra de Honra (Alencar Tognon), Razão de Viver (Matheus Ferreira), Um Cara Normal (Phill Rocha e a produtora A Gente Faz Séries), além de Detalhes Sórdidos.

2013-2014: Reformulação do logotipo com novas cores e a retirada do nome Portal

 

O site começou a crescer e era evidente a necessidade de algumas reformulações para melhorar a experiência dos visitantes e autores. Começamos por uma reformulação da identidade visual com a mudança do logotipo e a visão do site. Adotando cores mais leves, o novo logotipo já vinha com o novo nome com a retirada do nome Portal do título. A marca no entanto, continuava a mesma e permanecendo o objetivo definido no slogan. Neste primeiro ano, fechamos com 167.550 visualizações de páginas.

 

2014

Era o segundo ano do Séries de Web e pode ser considerado o mais exitoso. Na quantidade de webs finalizadas, triplicamos em relação ao ano anterior: foram 18. Um resultado que refletiu também na audiência quando atingimos quase 600 mil visualizações de páginas num único ano: 560.191 para ser exato no total de visualizações.

2014-2015: Uma pequena atualização na logo sem grandes mudanças na identidade visual

Neste mesmo ano, Vinícios Aguiar passou a integrar a equipe de administração enquanto dividia o tempo com a publicação da web Maria Madalena que já estava no ar.

Também na metade do ano, fizemos uma reformulação no logotipo preservando a identidade visual.

Antes de o ano finalizar, Yannikson Pereira também passou a integrar a equipe do site e cuidar do design da página do site. Começamos a estruturar o novo site e serviço de hospedagem, desta vez pago, que iria abrigar a nova versão do Séries de Web no ano seguinte.

 

2015

Mais um ano para marcar de forma radical a história do Séries de Web. Começamos o ano com a nova estruturação do site que passou a ser hospedado no WordPress e oferecer muito mais recursos para a publicação da história. Além da possibilidade de comentários nas publicações, o autor passou a ter à disposição mais ferramentas para formatação dos capítulos além da possibilidade de realizar o agendamento das publicações.

2015-2016: O novo logotipo mudava da esfera para um “S” mais evidente

A reformulação foi conduzida por Yannikson e além das novas ferramentas, o site passou a adotar um novo slogan: “Sua web. Seu jeito. Seu mundo“. A adoção do novo slogan representa um pouco mais da nova proposta do site que além de ainda continuar sendo o canal para publicação das histórias, permitia que o autor a construísse do seu jeito, formando seu próprio fã-clube. Tanto que a quantidade de autores que passaram a se dedicar a novos projetos aumentou consideravelmente. A experiência positiva instigava o autor a escrever não só uma, mas duas, três ou mais histórias para ser publicada no Séries de Web.

Passamos para 36 histórias publicadas com resultado exitoso e a nova plataforma permitiu acumular ao longo do ano, 2.644 comentários nas publicações e mantivemos a audiência no mesmo patamar de 2014 com 588.890 visualizações de páginas.

 

2016

2016: Aprimoramento da identidade visual

Em fevereiro iniciamos mais uma reformulação com o objetivo de oferecer uma nova experiência para os usuários. Um site muito mais prático e com visual moderno. Reformulamos a estrutura e criamos uma nova homepage, páginas de webs e adicionamos uma nova ferramenta: a rede social integrada. Com a reformulação, além das praticidades já disponibilizadas na versão anterior, a rede social do site permite criar círculos e grupos de amigos que aumentam a interação entre autores e leitores.

A interatividade permite que o autor consegui receber dos seus leitores um feedback do seu texto. Muito mais importante que só publicar, é poder permitir a interação, comentários e avaliações. Além do próprio comentário, incluímos uma ferramenta que permite uma classificação da postagem onde é possível expressar facilmente a impressão sobre o capítulo, atribuindo uma nota em estrelas que gera uma média das votações recebidas representando o desempenho do capítulo.

Também investimos na reformulação da audiência que permitiu uma avaliação mais justa do desempenho da web, representando os índices numa pontuação levando em consideração a expectativa de visitantes. Anunciamos também a disponibilização da audiência consolidada das webs durante todo o período de publicação. Com a definição da meta anual, disponibilizamos a quantidade de pontos alcançados pela web e o total de visualizações de páginas no período.

O ano também foi marcado por muito resultados positivos ao alcançar o total de 5 mil comentários no dia e o total de DOIS MILHÕES de visualizações desde o lançamento.

Passou a integrar a equipe de administração do site, Wellyngyon Vianna que assumiu a avaliação das webs para aprovação, criação de logotipos e edição dos vídeos de abertura da web. Com o lançamento da marca Stéreo Sound, Wilson Bernardo iniciou a produção da trilha sonora das webs, um trabalho minucioso que conta com a participação dos autores na construção da playlist. Tivemos o fortalecimento do núcleo de entretenimento, nomeado Conexão SW, com a integração de Gabriel Fonseca e Marcelo Junior Maia e Silva e a apresentação de três novos programas: Mundo SW (Pedro Paulo Gondim), Encontro Marcado (Danillo Teixeira e Lucas Bittencourt) e o Frango Frito & Coca-Cola (Everton Brito). No núcleo de dramaturgia, vieram para agregar e tornar mais frequenta a crítica das histórias publicadas, Gabriel Adms, João de Oliveira, Otávio Coêlho, Rodrigo Gomes e Victor Morais.

 

Evolução do logotipo

 

Saiba mais:

A História

Equipe

Regulamento

Política de Privacidade

Envio de Web

Regras para aprovação de Web

Contato

 

Séries de Web