Depois de tudo, uma história baseada em fatos reais
Bem, no bate papo que o Gabriel Fonseca me permitiu ter com ele no último dia 02, que gerou a entrevista publicada com bastante competência também pelo próprio Gabriel, entre vários pontos levantados sobre a web série “Depois de Tudo”, foi revelado que a história é baseada em fatos reais, porém sem maiores detalhes, até porque eu, como autor, não tinha o aval do verdadeiro “Lucas” para expor qualquer fato (real) que dissesse respeito à origem da trama…
Estimulado depois de ler a entrevista do Gabriel, ousei procurar “Lucas” e perguntei se poderia falar algo mais sobre a minha fonte de inspiração, apesar da plena ciência de ele ja ter me doado tanto ao compartilhar e permitir narrar essa parte da história de sua vida. Recebi um olhar atravessado, certo de que a resposta seria um categórico NÃO, mas dois dias depois fui surpreendido quando “Lucas” pediu para ter acesso à entrevista e alguns capítulos da história.
Sim, ele havia decidido não acompanhar a narrativa de “Depois de Tudo” com receio de que pudesse interferir no decorrer do relato, e, também, reavivar velhas lembranças, mesmo maquiadas sobre o recurso da adaptação…
Mas vamos lá, serei breve, pois não pretendo abusar da sorte… rsrsr
Por motivos óbvios o verdadeiro nome do protagonista, assim como o dos outros personagens, como também o nome da cidade que fica no interior de Minas Gerais, foram modificados (nunca se sabe, né?).
O “Lucas” da vida real vivenciou os fatos narrados na trama em meados da década de 80, e ao adaptar a história para os dias atuais, tive a ideia de fazer o personagem (apesar dos seus 17 anos) ser um aficionado por essa época, certamente uma forma de homenagear o marco de um tempo que deixou tantas recordações para o “protagonista real”.
“Lucas” revelou que precisou unir forças para continuar a ler quando a “dona Lúcia” apareceu nas linhas da web série. Saudoso, ele lamentou, afirmando que a única coisa que faria de diferente naquela época, se tivesse a chance de voltar ao passado, seria desistir de sua ida para “Laranjeiras”, pois se tivesse descoberto o real motivo de sua mãe para fazê-lo se deslocar para lá, teria forçado a barra e ficado do lado dela… Mas ele também sente orgulho pela força e abdicação de “dona Lúcia” por ter feito o que fez…
Sobre o “Thiago”, ele preferiu não passar do capítulo 04, onde o primeiro encontro deles aconteceu. “Lucas”, apesar dos trinta anos passados, recordou com certa euforia, mas também um quê inevitável de nostalgia, aquele momento. Ele disse que o desespero do personagem “fictício” está bem próximo da sensação arrebatadora que o assomou quando viu o “Thiago” pela primeira vez e, CLARO, corroborou que a inesquecível frase do autor colombiano Gabriel Garcia Marquez foi realmente dita…
A confusão de sentimentos, sensações e reflexões que o Lucas da web passa nas horas seguintes até reencontrar o Thiago, aconteceram, apesar de, a olho nu, parecer bastante clichê, mas depois que se descobre o que realmente houve “para o destino ter unido os dois”, essa parte ficará mais palatável, mas como o verdadeiro Lucas ressaltou: “Aquele dia fora apenas a ponta do iceberg do que realmente estava por vir”, e reconhece que a imaturidade emocional que carregava na época o levou a dar passos maiores que a perna.
Por fim perguntei se, depois disso tudo, da empreitada de ter lido os 04 primeiros capítulos, ele não se sentira motivado a continuar; “Lucas” me respondeu, sustentando um semblante sereno, completamente sereno, que talvez um dia, mas até lá continuará com sua decisão porque sabe que o final dessa história, infelizmente, não poderá mudado…
Curiosidade: alguns anos mais tarde, ele, “Lucas”, decidiu ler toda a obra do célebre autor de Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez.
Vamos ver o que nos aguarda nos dois últimos capítulos da 1ª temporada de “Depois de Tudo”?
Um grande abraço a todos e muito obrigado por estarem acompanhado essa web série.
Olha tomara que a trilha sonora entre para “Os Melhores de 2017”, porque fica notável que o forte drama onde a sexualidade é teor principal do enredo, entra a trilha onde foi cuidadosamente estudada com uma enorme preocupação com os personagens principais Lucas e Thiago de “Depois de Tudo”
Wilson, estou na torcida , e na primeira fila para que a trilha dessa primeira temporada consiga conquistar uma vaga entre as indicadas para os “melhores de 2017”. Seu trabalho foi impecável, conseguindo transmitir toda a sensibilidade da trama, seguindo o caminho pavimentado por mim, onde busquei transmitir nas linhas descritas pela narrativa do Lucas, uma história “comum”, sem maneirismos, sem apelações ou referência pejorativas tão somente porque o protagonista é um jovem gay.
Dúvidas, sonhos, esperanças, desejos e amor, independente da orientação sexual, devem ser apresentadas em uma história de maneira que demonstre aos leitores que por trás de todos esses sentimentos estão, na verdades, seres humanos.
Grande abraço .
Explendoso este documentário. Realmente a história eh boa, e além disso foi baseada em fatos reais… me surpreendi 👏👏parabéns
Lucas, obrigado pelo comentário e o elogio à trama. Espero poder fazer jus à confiança do verdadeiro “Lucas”, que me permitiu contar essa parte da história da vida dele.
Grande abraço. 🙌🙏
Gente, morri aqui quase… Porque não divulgou isso antes, eu tenho certeza que ela estaria entre as indicadas a melhor série, pois a história é maravilhosa, juntando com os detalhes que estamos descobrindo aos poucos, ela está se tornando impecável!
Kkkkkkkk… Gabriel fique no “quase”, pelo Criador!
Não podia ter revelado essas informações antes e acho que ainda não poderia se a nossa entrevista não tivesse acontecido.
Obrigado! 😊🙏
Nossa, é muito bom saber que ela serviu! Obrigado a você que me concedeu a entrevista! ^^
Realmente um relato tocante Francisco. E sua sensibilidade para transferir o sentimento do “Lucas” para as linhas de Depois de Tudo são notáveis. Como fã da sua forma de escrita e mesmo da história, fico emocionado com este relato.
E quanto à indicação, as obras lançadas no final do ano serão avaliadas para uma indicação da premiação do próximo ano.
Graças a Deus! kkkkkkkkk
Kkkkkk… Gabriel, voce é suspeito, pois fez a entrevista 😀😁😂
Abs
Obrigado Dominus pelo apoio. Saiba que cada linha escrita, cada parágrafo, cada capítulo fechado, sempre me deixa com a sensação de que eu possa estar sendo “infiel” à confiança em mim depositada, mas creio que diante do retorno de todos vocês, estou conseguindo, ao menos não sendo desrespeitoso, com a origem de “Depois ds Tudo”.
Quanto à indicação, não farei a linha “blasé” (kkkkkk), pois todo reconhecimento é prazeroso e estimulante, porém corroboro o que já havia dito ao Gabriel: a preocupação em contar um boa história.
Abs
🙌😊😀