Encontro Marcado [ed. 2]: Violência contra a mulher é o tema no quadro de opiniões; Novidades no Game Show com novos membros
Números
Segundo dados da ONU, 7 em cada 10 mulheres no mundo já foram ou serão violentadas em algum momento da sua vida. No Brasil, há 1 denúncia de violência contra mulher a cada 7 minutos. Isso mostra o quanto esse mau ainda está presente em nossa sociedade. Nos dados da OMS, mais de 35% de assassinatos de mulheres são cometidos por parceiros íntimos, como maridos ou namorados. Isso quer dizer que em muitas vezes, o inimigo dorme na mesma cama. Mas felizmente as mulheres estão se tornando mais corajosas, pois desde 2014, houve um aumento de 44,74% no número de relatos de violência.
As razões
Com o passar do tempo, as mulheres conquistaram o seu espaço, alcançando independência financeira, liberdade e autonomia. Trabalhar fora de casa e ganhar o seu próprio dinheiro é motivo de incomodo e muitas vezes humilhação para alguns homens, que ultrapassados, não admitem que a mulher seja superior a eles. De acordo com o DataSenado, 45,5% das vítimas entrevistadas responderam que o uso de álcool motivou a agressão; 22,8%, os ciúmes; 6,5%, a falta de dinheiro; 4,9%, a traição conjugal; 4,9%, o uso de drogas; 4,1%, a influência de familiares; 2,4%, a influência das amizades; 2,4%, outros vícios; e 6,5% não souberam ou não responderam. Apoio e aprovo famosas que tornam suas agressões públicas, como os casos mais marcantes de Luiza Brunet e Rihanna. Elas se tornam exemplos para muitas mulheres e agem como força para que muitas delas não tenham vergonha ou medo em expor sua dificuldade.
Formas de agressão
- Humilhar, xingar e diminuir a autoestima
- Tirar a liberdade de crença
- Fazer a mulher achar que está ficando louca
- Controlar e oprimir a mulher
- Expor a vida íntima
- Bater, atirar objetos, sacudir e apertar os braços
- Forçar atos sexuais desconfortáveis
- Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar
- Controlar o dinheiro ou reter documentos
- Quebrar objetos da mulher
Lei Maria da Penha
Esta lei fez tornar crime a violência doméstica e familiar contra a mulher em 7 de agosto de 2006. O nome é uma homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres. Conheça a Lei nº 11.340 completa no site do planalto.
Denuncie
Mesmo que você não seja a própria vítima, pode contribuir com a denúncia e ajudar mais uma mulher que ainda não tenha coragem. O número 180 da Central de Atendimento à Mulher recebe denúncias e orienta mulheres vítimas de violência. As denúncias recebidas são encaminhadas aos sistemas de Segurança Pública e Ministério Público de cada um dos Estados e do Distrito Federal. Após o recebimento da denúncia, a central dá início à apuração. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.
A violência contra mulher é tema da web “Grito de Alerta”. O drama é vivido pelas 3 protagonistas: Lia, Raimunda e Teresa, porém todos os personagens estão direta ou indiretamente arraigados nesta temática. Grito de Alerta está sendo exibida atualmente no site. Tivemos uma conversa com o autor, Gabriel Portão, que falou um pouquinho da ideia e rumo da história.
De onde surgiu a ideia de falar sobre o tema?
Gabriel: Surgiu com a emergência temática de trazer a tona um problema do cotidiano social para a série.
De que maneira esse tema está sendo abordado na web:
Gabriel: A violência contra a mulher é a temática central do enredo da história. A partir dos atos de violência é desencadeado os demais subtemas da trama. O tema é abordado de maneira objetiva, porém forte.
Quais foram/serão as consequências provocadas na história:
Gabriel: As consequências são os subtemas que são desencadeados, além disso, certos fatos que não poderei contar, pois a web está em exibição. Porém asseguro que inúmeras surpresas virão, acontecimentos atípicos e sequer imagináveis.
Qual seu ponto de vista sobre esse tema:
Gabriel: Bom, quaisquer tipo de violência é abominável. O ser humano deve ser respeitado diante a sua essência, seja ela física, sexual, ou moral. A violência contra a mulher é um mal arraigado juntamente com o mal do sexismo presente em nosso país, que deve ser combatido, como está sendo nos últimos anos.
O que você tentará passar sobre esse tema:
Gabriel: Como já o titulo aponta, a série tenta trazer um alerta aos leitores sobre a relevância da violência contra a mulher, e os males que ela pode trazer. Tento transmitir situações que ocorrem todos os dias com mulheres brasileiras, claro, que de maneira superficial (pois a obra é uma ficção).
-
@wesleyfranco
Um assunto tão antigo mas ao mesmo tempo tão atual. A violência contra a mulher é uma covardia total, os homens se aproveitam da fragilidade do “sexo frágil” para agredi-las e isso se deve a nossa sociedade machista que é regida por uma constituição penal totalmente ultrapassada. Esse tema é bastante discutido na mídia, nas ruas, nas escolas e nas novelas, na minha primeira Web Novela eu fiz questão de abordar esse tema, pois apesar de ser um assunto que já fez ocorrendo muito antes do século passado eu percebo que ainda não existe 100% de conscientização das pessoas, então eu busquei retratar através Carol (Personagem da novela Feridas do Passado) todo o sofrimento que uma mulher passa a sofrer uma violência, no caso da Carol a violência partia do seu próprio marido e dentro da própria casa, não havia uma válvula de escapatória e é isso que acontece com milhares de mulheres no mundo inteiro. Infelizmente no final da história a realidade fica muito distante da ficção porque nem todas as mulheres terminam felizes e com uma nova vida como a Carol, grande parte dessas mulheres tem suas vidas interrompidas para sempre, mas cabe a mim, a você, a todos nós lutar para que as mulheres que sofram qualquer tipo de violência terminem com um final feliz.
-
@failon
A minha opinião sobre a violência contra mulher. E um tema muito serie que deve ser discutido, no Brasil a muitos casos de violência contra mulheres. Esse tipo de crime tem que acabar. Quando ligamos a TV vemos muitas notícias que nos chocam muitos. Cada caso mais assustador e terrível do que o outro. Alguns casos termina até em morte. A violência contra mulher tem que acabar. Mulheres merecem respeito e toda confiança do seu marido ou namorado. Eu já vi e sei de casos desse assunto. Eu fico tão chocado e ao mesmo tempo surpreso, como alguém consegue maltratar uma pessoa sem ela fazer nada para merecer.
No ar agora o GAMESHOW, a maior batalha entre autores do Series de Web. Se você quiser participar, mande um email para l.u.bittencourt@hotmail.com e você irá fazer parte de um grupo, Galera do Grau ou Panela de Pressão.
Já deve saber como funciona o programa:
Será uma pergunta para cada membro da equipe, cada questão valerá dez pontos. Se errar, não perde, mas soma ponto para a outra equipe. As questões são de alternativas de A a C. O grupo que tiver menos pontos, no próximo programa terá que indicar um de seus integrantes para a berlinda, ou prova de recuperação; se ele acertar, continua no jogo, se errar, está eliminado.
E agora, vamos conhecer quem faz parte de cada equipe, agora com mais integrantes.
Na equipe PANELA DE PRESSÃO estão:
FAILON TEIXEIRA
JOÃO SANTOS
MARCELO MAIA JUNIOR e
IGOR CÉSAR NASCIMENTO
E na equipe GALERA DO GRAU estão:
GABRIEL FONSECA
FRANCISCO SIQUEIRA
FELIPE LIMA e
LUCAS GOMES
A campeã da semana passada foi Galera do Grau, com 40 pontos. Será desta vez, Panela de Pressão ganha?vai passar na frente?
Então vamos dar inicio ao jogo, e como a campeã da semana passada foi Galera do Grau, quem começa é Gabriel Fonseca, valendo dez pontos.
Gabriel Fonseca (Galera do Grau): b) Amor Vingativo.
Certa resposta, e Galera do Grau sai na frente outra vez com dez pontos.
Será que Galera do Grau vai ganhar esse programa de novo?
Gabriel Fonseca (Galera do Grau): Claro! (risos)
Pergunta agora para João Santos, da Panela de Pressão.
Pergunta valendo dez pontos:
João Santos (Panela de Pressão): Opção A, aliás, adorava Destinos.
E a resposta está… Exata! Ponto para Panela de Pressão que empata com Galera do Grau.
Pergunta agora para o Francisco Siqueira, da equipe Galera do Grau. Vamos ver se desempata:
Francisco Siqueira (Galera do Grau): Chute. Vou apostar no mesmo nome de um personagem gay que compartilha o título de uma série americana, já extinta “Will and Grace”. Opção C!… Diz que eu acertei… (risos).
Tem certeza que está chutando? (kkk)
Certa resposta… Ponto para equipe Galera do Grau, que agora está com 20 pontos.
Pergunta agora valendo dez pontos para Failon Teixeira de Panela de Pressão.
Failon Teixeira (Panela de Pressão): Letra B.
E a resposta está eeeeexata!
Panela de Pressão empata com vinte pontos.
Pergunta agora para Felipe Lima, da equipe Galera do Grau.
Felipe Lima (Galera do Grau): Rosa Maria. Essa eu sei por que acompanhei a história (risos)
Certa resposta.
Rapaz, acho que fiz as perguntas fáceis demais…. Acho que devo dificultar mais um pouquinho. (risos)
Quem responde agora é o novo integrante de Panela de Pressão, Igor César Nascimento.
Pergunta valendo dez pontos.
Igor César (Panela de Pressão): Vou chutar a letra A) Jonas.
Infelizmente a resposta está errada… Alternativa correta seria a letra C) JOAQUIM, mas não desanime, terá mais chances.
E a equipe Galera do Grau fatura mais dez pontos.
Pergunta para o também novo integrante de Galera do Grau, Lucas Gomes.
Valendo dez pontos, pergunta:
Lucas Gomes (Galera do Grau): Alternativa A.
E a resposta está eeeeexata!…
E a última pergunta vai para Marcelo maia, da Panela de Pressão. Valendo dez pontos, pergunta:
Marcelo (Panela de Pressão): Letra A, Douglas.
Resposta incorreta. Alternativa correta seria letra C, Daniel.
Mas não fique triste porque ainda tem a prova de Recuperação.
Não perca na próxima semana, quem vai sair.
E na próxima segunda nós temos um Encontro Marcado.
Muito interessante o programa ! A violência contra a mulher é uma grave violação dos direitos humanos. Importante saber que temos uma web em exibição que trata o assunto em especial. Tentarei ler. Quanto ao Game, muito divertido. As perguntas estimulam a interação do site. Somente que esta a par das webs ou leu poderá ter sucesso neste jogo. Parabéns, mais uma iniciativa bacana do site!
Obrigado também ao @wesleyfranco e ao @failon pelo apoio em suas opiniões super construtivas.
Obrigado pela contribuição Gabriel, e parabéns pela ousadia em tratar de um assunto tão sensível em Grito de Alerta. A violência contra a mulher deve ser combatido SEMPRE.
Eu que agradeço pelo espaço concedido, e já os convido para assistir o episódio de hoje de Grito de Alerta!
Me corrijam se eu estiver errado, mas na pergunta 7 a resposta correta não seria a letra B?
E Grupo panela de pressão, vamos ficar mais de olho nas webs do site!
Violência contra a mulher é um tema que merece ser debatido SEMPRE.
Parabéns pelo programa! Está ficando ótimo!
Eh verdade..Obrigado pela observação João… confundi as perguntas… 😉 valeu
Parabéns por mais este programa interessante. O tema @danilloteixeira é dos mais difíceis e ver uma abordagem dessas nas nossas histórias é muito importante. Wesley e Failon também que contribuíram com suas opiniões particulares e ao Gabriel por ter uma história dedicada exclusivamente a tratar este tema.
E faltou apontar o vencedor do Game Show, @lucas-sillwa. Panela de Pressão ou Galera do Grau? Cada edição está melhor 🙂 🙂 🙂