Batalha Espiritual – Sete Igrejas (Parte V)
SARDES – Uma igreja reformada
A palavra “Sardes” significa “cântico de alegria”, e também pode significar “a que permanece”. De fato havia pouca fé verdadeira após séculos de apostasia e perseguição. Os membros desta igreja viviam das glórias do passado. O que haviam recebido e ouvido não era lembrado e conservado. Aquela que fora a capital da Lídia, cobiçada e vencida por Ciro, o Grande, estava agora morta.
Período profético (1517-1798 a.D.)
Os longos séculos de trevas morais e espirituais, do período de Tiatira (538-1517), deveriam dar lugar a um grande movimento de reforma, e isso aconteceu com a chegada do período simbolizado por Sardes (1517-1798). Homens como Lutero, Knox, Calvino, Zuínglio e outros, trouxeram o povo de volta à Palavra de Deus, a Bíblia. O marco deste retorno pode ser datado em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero afixou na porta do castelo de Wittemberg, as 95 teses contra as vendas de indulgências, marcando assim o inicio da Reforma Protestante.
Jesus, em seu sermão profético, declarou: “Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (Mateus 24:22). Pela influência da Reforma Protestante, a perseguição veio a termo antes de 1798, quando só então terminou o período de supremacia papal.
Novo capítulo amanhã (14/12). Não perca!