Séries de Web
A CríticaNotícias

Vidas & Amizades: Problemas na narrativa e construção das falas dos personagens

vidas-e-amizades-banner-logo

critica-nota-2-5Vidas & Amizades é a história de Luíza, que perdeu o marido e encontrará grandes desafios para cuidar da filha adolescente; Bernardo, um mendigo que sofre bastante por sua condição social e Lídia, uma prostituta que sofre agressões constantes de um de seus clientes.

Sobre a sinopse (a que está na ficha técnica da web), as descrições iniciais são confusas e as histórias parecem desinteressantes. A expectativa sobre Vidas & Amizades surge de um encontro de protagonistas que possivelmente irão construir uma amizade pela frente.

É uma das poucas webs que contam com supervisão de texto e percebo que o @joao-santos-2 terá um grande desafio pela frente para ajudar o autor na construção de um bom roteiro que precisa sair da “breguice”. Li outras histórias do @failon e elas geralmente têm sérios problemas na estrutura, desde a narrativa até as falas dos personagens. E não é diferente em mais esta web. Vou falar porque cobro tanto dos autores uma narrativa coerente e que dê exata noção do que está acontecendo na história. Qualquer história que se preze precisa transportar o leitor para o íntimo dos personagens e isso quer dizer que também queremos vivenciar as emoções, ter conhecimento do espaço onde ocorre o desenrolar da história. Uma narrativa forte aproxima o leitor da história e faz a gente vibrar com cada acontecimento e tomar partido: ser a favor ou contra as atitudes de certos personagens.

Failon limita-se a situar o leitor de onde acontece a cena e está utilizando a formatação de roteiro de cinema “CENA 1. BOATE LUZ/EXT/NOITE”. Nada contra ao formato utilizado pelo autor para marcação das cenas, pois acredito que eles devem se identificar com a melhor forma de escrita. Mas o que quero dizer é que a partir daí os personagens começam a falar e falar e de repente acontece uma virada de cena sem lógica. Logo na primeira cena, Fausto aparece do nada e é agressivo com Lídia. Se Carina e João são amigos da Lídia, nada fizeram para ajudá-la quanto à situação grosseira do Fausto.

João (Todo Animado) Ai, meninas, vamos entrar e se divertir um pouco.
Carina: E pra já.
Carina entra na boate.
Lídia vai entrar, quando Fausto aparece e puxa ela para um beco escuro.
Fausto (Puxando Lídia pelo cabelo): Você tá louca, sua puta? Vai fazer o que nessa boate?

Cito ainda outro exemplo em que a ausência da narrativa falha seriamente. Não entende-se o motivo de Aldo querer matar Luíza a facada e de repente cair no chão morto. Destaco esta cena porque nas seguintes não existe uma explicação ou uma justificativa para que esta morte acontece. É como se ela existisse apenas para cumprir uma determinação do roteiro criado pelo autor.

Aldo vai matar Luiza a facadas, mas de repente cai no chão.
Luiza(Desesperada): Aldo, Aldo. Fala comigo, meu amor!
Luiza percebe que Aldo morreu e se desespera ainda mais.

Então parto para outra observação muito comum em muitas histórias: o didatismo. Ele ocorre quando o personagem fala aquilo que já está explícito na história e o leitor certamente já sacou a ideia do roteiro. Na Cena 5, a Giselle gosta do Carlos, mas ele demonstra um interesse muito mais sexual que afetivo com a garota e não esconde isso no início da cena. Ela evita-o e ao final da cena ele fala sozinho: “Eu vou me aproveitar dela e largar ela grávida como eu faço com todas as mulheres que eu seduzo”.

Bernardo e Cícero são mendigos e estão comentando o fato de não terem tido sucesso com o recebimento de esmolas no dia. Bernardo faz a seguinte exclamação: “Existe muitos tipos de gente nesse mundo. Tem as pessoas boas e as más”. E quando a gente acha que os absurdos estão no fim, Luiza saca da carteira CINQUENTA REAIS e entrega para o Bernardo (mendigo). E a justificativa dela é a seguinte: “Eu gosto de ajudar os outros! Vocês são pessoas como eu e as outras também”.

– Terminamos o primeiro capítulo e não sabemos o motivo da morte repentina do Aldo, marido de Luíza;
– Qual a relevância da história de Giselle num roteiro que já possuía três outras confusas.

Mas acredito que uma revisão dos próximos capítulos e um estudo do roteiro é possível corrigir estas falhas e apresentar uma história caprichada para os nossos leitores e até pra mim mesmo que quero ler um outro capítulo desta história e comentar os avanços positivos da trama.

 

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

Acompanhe também:
TwitterFacebook

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

14 comentários sobre “Vidas & Amizades: Problemas na narrativa e construção das falas dos personagens

  • Domingos, eu que realizo a supervisão do texto da web, vi muitas falhas, mas não pude alterar nada por enquanto. Vou ter muita cautela nos próximos capítulos. Espero que você consiga fazer a crítica de Puro Veneno e me dizer em que pontos necessito melhorar. 😉

  • Destacando um dos pontos da análise do Dominus: ” o autor limita-se a situar o leitor de onde acontece a cena e está utilizando a formatação de roteiro de cinema : CENA 1. BOATE LUZ/EXT/NOITE. Nada contra ao formato utilizado pelo autor para marcação das cenas, pois acredito que eles devem se identificar com a melhor forma de escrita…”

    Com toda certeza o autor precisa colocar no papel a melhor maneira de se expressar, que o faça se sentir bem, porém (só estou emitindo minha opinião como leitor) a ferramenta desse tipo de descrição, a de roteirização, funciona no cinema, na TV, servindo como referência para os atores e diretores transformar em deslumbre visual o que o AUTOR registrou, entretanto, neste canal, onde o “apelo visual” se LIMITA às palavras escritas, acredito que o máximo de informações que puder ser divulgada, exposta, ajudará ao leitor na viagem da história proposta.

    Tenho certeza que o Failon vai nos surpreender com a criação que tem nas mãos.

    • Seu comentário foi de grande relevância e quis transmitir esta opinião respeitando a opção do autor na construção do roteiro.
      Neste tipo de roteiro, precisamos de uma narrativa forte para ajudar o leitor na construção das cenas, ação e expressões dos personagens.
      🙂

  • Parabéns Domingos! Pela iniciativa de voltar com esse quadro dentro do Séries de Web,ele só agrega…Apesar da minha web está na reta final,gostaria que você avaliasse também.

Deixe um comentário

Séries de Web