Vidas & Amizades: Problemas na narrativa e construção das falas dos personagens
Vidas & Amizades é a história de Luíza, que perdeu o marido e encontrará grandes desafios para cuidar da filha adolescente; Bernardo, um mendigo que sofre bastante por sua condição social e Lídia, uma prostituta que sofre agressões constantes de um de seus clientes.
Sobre a sinopse (a que está na ficha técnica da web), as descrições iniciais são confusas e as histórias parecem desinteressantes. A expectativa sobre Vidas & Amizades surge de um encontro de protagonistas que possivelmente irão construir uma amizade pela frente.
É uma das poucas webs que contam com supervisão de texto e percebo que o @joao-santos-2 terá um grande desafio pela frente para ajudar o autor na construção de um bom roteiro que precisa sair da “breguice”. Li outras histórias do @failon e elas geralmente têm sérios problemas na estrutura, desde a narrativa até as falas dos personagens. E não é diferente em mais esta web. Vou falar porque cobro tanto dos autores uma narrativa coerente e que dê exata noção do que está acontecendo na história. Qualquer história que se preze precisa transportar o leitor para o íntimo dos personagens e isso quer dizer que também queremos vivenciar as emoções, ter conhecimento do espaço onde ocorre o desenrolar da história. Uma narrativa forte aproxima o leitor da história e faz a gente vibrar com cada acontecimento e tomar partido: ser a favor ou contra as atitudes de certos personagens.
Failon limita-se a situar o leitor de onde acontece a cena e está utilizando a formatação de roteiro de cinema “CENA 1. BOATE LUZ/EXT/NOITE”. Nada contra ao formato utilizado pelo autor para marcação das cenas, pois acredito que eles devem se identificar com a melhor forma de escrita. Mas o que quero dizer é que a partir daí os personagens começam a falar e falar e de repente acontece uma virada de cena sem lógica. Logo na primeira cena, Fausto aparece do nada e é agressivo com Lídia. Se Carina e João são amigos da Lídia, nada fizeram para ajudá-la quanto à situação grosseira do Fausto.
João (Todo Animado) Ai, meninas, vamos entrar e se divertir um pouco.
Carina: E pra já.
Carina entra na boate.
Lídia vai entrar, quando Fausto aparece e puxa ela para um beco escuro.
Fausto (Puxando Lídia pelo cabelo): Você tá louca, sua puta? Vai fazer o que nessa boate?
Cito ainda outro exemplo em que a ausência da narrativa falha seriamente. Não entende-se o motivo de Aldo querer matar Luíza a facada e de repente cair no chão morto. Destaco esta cena porque nas seguintes não existe uma explicação ou uma justificativa para que esta morte acontece. É como se ela existisse apenas para cumprir uma determinação do roteiro criado pelo autor.
Aldo vai matar Luiza a facadas, mas de repente cai no chão.
Luiza(Desesperada): Aldo, Aldo. Fala comigo, meu amor!
Luiza percebe que Aldo morreu e se desespera ainda mais.
Então parto para outra observação muito comum em muitas histórias: o didatismo. Ele ocorre quando o personagem fala aquilo que já está explícito na história e o leitor certamente já sacou a ideia do roteiro. Na Cena 5, a Giselle gosta do Carlos, mas ele demonstra um interesse muito mais sexual que afetivo com a garota e não esconde isso no início da cena. Ela evita-o e ao final da cena ele fala sozinho: “Eu vou me aproveitar dela e largar ela grávida como eu faço com todas as mulheres que eu seduzo”.
Bernardo e Cícero são mendigos e estão comentando o fato de não terem tido sucesso com o recebimento de esmolas no dia. Bernardo faz a seguinte exclamação: “Existe muitos tipos de gente nesse mundo. Tem as pessoas boas e as más”. E quando a gente acha que os absurdos estão no fim, Luiza saca da carteira CINQUENTA REAIS e entrega para o Bernardo (mendigo). E a justificativa dela é a seguinte: “Eu gosto de ajudar os outros! Vocês são pessoas como eu e as outras também”.
– Terminamos o primeiro capítulo e não sabemos o motivo da morte repentina do Aldo, marido de Luíza;
– Qual a relevância da história de Giselle num roteiro que já possuía três outras confusas.
Mas acredito que uma revisão dos próximos capítulos e um estudo do roteiro é possível corrigir estas falhas e apresentar uma história caprichada para os nossos leitores e até pra mim mesmo que quero ler um outro capítulo desta história e comentar os avanços positivos da trama.
Domingos, eu que realizo a supervisão do texto da web, vi muitas falhas, mas não pude alterar nada por enquanto. Vou ter muita cautela nos próximos capítulos. Espero que você consiga fazer a crítica de Puro Veneno e me dizer em que pontos necessito melhorar. 😉
Quem sabe eu não consiga avaliar Puro Veneno. Não prometo nada, mas… 🙂
Destacando um dos pontos da análise do Dominus: ” o autor limita-se a situar o leitor de onde acontece a cena e está utilizando a formatação de roteiro de cinema : CENA 1. BOATE LUZ/EXT/NOITE. Nada contra ao formato utilizado pelo autor para marcação das cenas, pois acredito que eles devem se identificar com a melhor forma de escrita…”
Com toda certeza o autor precisa colocar no papel a melhor maneira de se expressar, que o faça se sentir bem, porém (só estou emitindo minha opinião como leitor) a ferramenta desse tipo de descrição, a de roteirização, funciona no cinema, na TV, servindo como referência para os atores e diretores transformar em deslumbre visual o que o AUTOR registrou, entretanto, neste canal, onde o “apelo visual” se LIMITA às palavras escritas, acredito que o máximo de informações que puder ser divulgada, exposta, ajudará ao leitor na viagem da história proposta.
Tenho certeza que o Failon vai nos surpreender com a criação que tem nas mãos.
Seu comentário foi de grande relevância e quis transmitir esta opinião respeitando a opção do autor na construção do roteiro.
Neste tipo de roteiro, precisamos de uma narrativa forte para ajudar o leitor na construção das cenas, ação e expressões dos personagens.
🙂
Parabéns Domingos! Pela iniciativa de voltar com esse quadro dentro do Séries de Web,ele só agrega…Apesar da minha web está na reta final,gostaria que você avaliasse também.
Obg Cláudia!
Administrar o site é um trabalho enorme. Não prometo, mas vou me esforçar pra dar uma olhada e passar minhas impressões.
🙂
Beleza,ficarei no aguardando.
Avaliação realizada Cláudia. Logo mais realizo a postagem 😉
Muito Obrigada Domingos! Fico na espera da sua postagem. 🙂
Beleza,ficarei aguardando.
Ótima crítica, acabei de elogiar o cara sem saber certas coisas…
Quero ver a crítica da minha web!
Mas a crítica é muito subjetiva e cada um enxergar os pontos que acredita ser relevante. Acredito que seus elogios não devem ser desconsiderados, pois foram espontâneos.
Quanto à crítica de Segredos de Família, vou ver se consigo fazer. Como está um pouco adiantada, preciso ler mais capítulos. Mas quero fazer um esforço para avaliá-la. 🙂
Ok… Estou esperando… Gosto de crítica!