Ordinários – Curiosidades
“Cada um é protagonista de sua própria vida”.
Personagens principais
Quésia Cortês
Foi abandonada num orfanato quando ainda era um bebê por uma mulher da vida que não tinha condições de cuidar dela. Apesar de ter parado num lugar assim, Quésia não se preocupa em conhecer seus verdadeiros pais, porque pensa que se eles deixaram-na, era porque não a queriam. Naquele lugar, quem tomava conta dela era a professora de Artes (Marisa). Quésia é viciada em cafeína e gosta de comidas apimentadas/com gostos fortes. Mesmo com um paladar resistente, ela ainda age de maneira infantil. Tem fobia de insetos, sente medo de ficar sozinha no escuro outra vez, às vezes chupa o próprio dedo (coisa que fez seus dentes ficarem um pouco desalinhados) e é uma amante dos bichos de pelúcia. Coragem não é seu ponto forte e, por mais que se esconda atrás de uma enxurrada de ironias, ela é muito sensível e se apega muito às pessoas (acaba se machucando por isso). Considera Hebrom bonito demais para que goste dela reciprocamente e não se envolveu com crenças até conhecê-lo. Gosta muito de ler, porque sempre foi uma das poucas coisas que pôde fazer sem ter pessoas reprovando com frequência. Gosta também de crianças e sonha em ter filhos. É extremamente tímida e não sabe amarrar os cadarços. Seu rosto quase que inexpressivo e repleto de pintas não se encaixa nos padrões, mas tem um corpo até desenvolvido demais para sua idade.
Hebrom Salamander
Um garoto muito sensível e preocupado. Apaixonado por música e fotografia. Timidez nunca foi sua fraqueza, até ficar interessado por sua nova vizinha Quésia. Ele possui um passado obscuro a esconder e tem medo de ser rejeitado pelas pessoas por causa dos boatos que andam espalhando sobre ele no colégio. Não costumava respeitar seus pais, mas hoje em dia procura fazer tudo o que eles mandam, porém, após sua fase de rebeldia, eles consideram difícil confiar nele novamente, por mais que ele demonstre que mudou. Deus é seu melhor amigo e ele constantemente conversa com Ele. Por esta razão, é um garoto sonhador e esforçado, porque acredita que, se fizer por onde, receberá apoio e também auxílio. A fé é uma das poucas coisas que não permite que enlouqueça. Hebrom possui uma tendência suicida. Suas memórias o assombram (especialmente quando se trata de Martins). Sua mãe é extremamente ríspida e exigente quanto ao garoto. Ele sofre bullying no colégio, especialmente por um dos garotos mais populares: Richard Folker, seu antigo melhor amigo. Hebrom ainda possui um carinho muito grande por ele, apesar de algumas provocações do rapaz conseguirem causar-lhe a ira, mas não parece ser recíproco (mesmo sendo). Nunca se drogou, mas já chegou a experimentar bebida alcoólica por influência do mesmo (felizmente não gostou).
- Personagens secundários
Ágata Van Raitz
É apaixonada por lutas e andar de skate, não gosta de levar desaforo para casa e dá muito valor ao nome de sua família. Foi amiga de Ariadne na infância, mas as coisas entre as duas mudaram. Melhor dizendo, Ariadne mudou. Quando era menor também sentia um amor platônico por Zacur Salamander, que perdura até hoje, mas nunca foi correspondido. Sempre esteve ao lado do rapaz quando o mesmo brigava com sua namorada Judith. É muito próxima de seu primo Francisco. Possui uma personalidade agressiva e também é bastante inconsequente. Confunde sinceridade com rispidez. Apesar de ser masculinizada, ela guarda em si uma menina romântica que tem vergonha de se expressar e medo de ser rejeitada por quem gosta.
Ariadne Galvão Tavares
Sonha em ser modelo e faz muito para alcançar essa meta. Ela procura ter um corpo perfeito, mas sempre se acha gorda. Por comer, sente culpa e pratica bulimia. Participa de diversos concursos, porém não ganha todos eles. Por causa de frustrações, toma laxantes, quebra seus pertences em momentos de raiva e já perdeu a conta de quantas vezes chorou diante do espelho por seus esforços exorbitantes para entrar nos padrões de beleza. Não se dá tão bem assim com sua irmã Bianca. É a melhor amiga de Kyara desde a época que a mesma se mudou para cá e foi este o motivo de ter rompido sua grande amizade com Ágata. Gosta de Bruno Moura, porque sente atração por jogadores de futebol, além de ver nele um certo talento que pode garantir-lhe uma boa vida no futuro.
Bianca Galvão Tavares
Anda com Kyara e sua irmã mais velha Ariadne, apesar de ser bastante diferente das duas. Ela as acompanha mais por medo do que por gosto. Por saber da influência das duas no colégio, procura unir-se, já que não se sente capaz de vencê-las. Elas não aprovam seu relacionamento e dizem que o fato de Oglart (seu namorado) ter olhos azuis e dinheiro não encobre o fato de ser obeso. Os terceiros que olham esse namoro logo pensam que ela fica com o rapaz simplesmente por interesse, porque ele compra roupas de presente, além de ter um carro, porém Bianca realmente gosta dele, apesar de ser extremamente materialista.
Crisbell Salamander
Sempre se envolveu com outros homens e o marido sabia disso. Porém, pela sua conduta, ele apenas dizia que um dia ela iria ver seus erros por si mesma e a perdoava. Sabia de seu comportamento estranho, mas nunca pegou-a em flagrante. Num de seus casos com um rapaz mais novo, acabou engravidando. O garoto sumiu e agora ela teria que enfrentar o fato de sua separação, porque seu esposo Ramon já não tinha relações com ela fazia um bom tempo. Para sua surpresa, o homem permaneceu com ela e registrou a criança. Não sabe expressar sua gratidão de maneira devida, por isso sempre exigiu demais de Hebrom, o filho bastardo, que se revoltou em dado momento e começou a se envolver com más companhias, além de perder o respeito por ela. Todavia, ele agora procura ser um bom filho e fazer o que Crisbell manda.
Dileã Salamander
É uma garotinha mimada e um pouco irritante, entretanto consegue ser simultaneamente adorável. Não é muito popular na escolinha que frequenta, mas ela não liga para isso e sabe se divertir sozinha. É apaixonada por sua gatinha Jezabel, que na verdade foi encontrada perdida na rua. Ela não sabe, mas quem perdeu a gata preta foi uma cartomante que ainda a procura. A parte ruim disso tudo é que ela já se apegou muito à gata. Ela também gosta de Harold, o cachorrinho gordo da família que faz companhia. Não se dá bem com o irmão mais velho Zacur por ele ser um pouco metido e diz sem receio nenhum que gosta mais de Hebrom, apesar de ele ser só meio-irmão. Faz aulas de balé, gosta muito de brincar de chazinho e é muito mimada pelo pai.
Edgar Cortês
Um homem que esqueceu de crescer. Só aparenta maturidade quando acha conveniente. É pai de Quésia, mas prefere ser chamado de irmão por não querer se sentir velho. Sua família não colocava muitas expectativas nele e já esperava que não formasse um lar. Ele resolveu adotar uma menina para provar que conseguiria sim ser responsável, além de ter um grande interesse em alguém para conversar e conviver, já que sua parentela mora longe. Tem um certo preconceito em namorar mulheres mais velhas, mas possui uma atração não admitida por Marisa. Já estudou com Ramon, mas não o suporta hoje em dia simplesmente por um estereótipo que criou contra religiosos (especialmente por adventistas do sétimo dia).
Francisco Álvaro Dewei Van Raitz
Um rapaz de pavio curto que sempre se sai bem em seus campeonatos de luta. Tem uma irmã lésbica e mora com seu pai, que é policial (profissão que quer seguir no futuro também). Francisco chama a atenção das meninas por ter um bom porte físico, mas só tem olhos para sua prima Ágata, porque nutre por ela algo mais. Ele sempre esteve ao seu lado, mas ela só tem olhos para Zacur, mesmo que o garoto seja comprometido. Apesar de sentir ciúme, sabe esconder sua raiva apenas nesse caso, porque não quer passar uma impressão ruim… Porém a educação não se estendia a Hebrom até certo ponto, porque Francisco fica estressado por pouca coisa e aceita boatos como se fossem fatos, tornando fácil sua entrada numa briga sem perguntar a razão de estar batendo na pessoa.
Jamal Andreas da Costa
Uma das personalidades mais adoráveis. Nasceu paraplégico, mas mesmo assim não desanima. Obviamente já sofreu preconceito (por essa característica e pelos óculos grossos) e também racismo. Apesar disso, não deixa de ser gentil com as pessoas e raramente fica nervoso. É muito estudioso e quer melhorar de vida. Só estuda naquele colégio por causa de uma bolsa que conseguiu. Mora numa comunidade com sua irmã mais velha Chantal, uma garota inteligente, mas não muito responsável, linda e com um corpo escultural, chamando a atenção de certas pessoas no morro. Gosta do irmão, mas está sempre mais preocupada em se divertir. Jamal é um menino esperançoso, que acredita ter nascido nessas condições por algum motivo específico. Por isso, nunca perde a confiança em Deus.
Judith Barcelos
Viciada em rock, mas especificamente na banda Paganus. Pinta seus cabelos de forma constante, porque costuma enjoar das cores. Tem Greta como sua melhor amiga, a responsável por ter dado a oportunidade de Judith conhecer os integrantes da Paganus pessoalmente. Ela sabe todas as letras deles de cór, toca guitarra e também namora Zacur (apesar de já ter se envolvido com o vocalista de seu grupo musical favorito enquanto ainda estava nesse relacionamento – Judith usa a justificativa de seu par não dar atenção a ela, mas, já que estava insatisfeita com vários motivos plausíveis, deveria ter terminado). Começou a frequentar orfanatos antes de começar a ter alguma coisa com seu par atual. Ela soube que ele frequentava uma igreja e quis parecer caridosa. Nisso, conheceu Quésia, uma menina pela qual se afeiçoou.
Kyara Pardo Muanza D’Urville Melbourne (Pandora/Panda)
Viu sua “paixão” pela primeira vez quando estava chegando na cidade e seu pai atropelou Hebrom. Sem parecer se importar, o garoto correu para longe (ela não sabe, mas foi no período de paranoia do rapaz – ele queria ir até o lago do parque). Ela olha para ele simplesmente por saber de seu talento em compor músicas, por causa de seu grande desejo de ser uma estrela pop. Por esta razão, não hesita em chamar a atenção dos outros no seu jeito de vestir e nem por causa do cabelo. Kyara tem problemas para guardar segredos e gosta de estar sempre informada sobre a vida dos outros. Faz de tudo para alcançar seus objetivos. Não simpatiza com Quésia por motivos óbvios. Ela sente vergonha de sua prima Pamela, porque a considera esquisita pelo simples fato de ter gostos de entretenimento diferenciados.
Marisa Ávila da Silva
Uma ótima professora de Artes, que é apaixonada pelo que faz. É católica fervorosa. Sua personalidade é extremamente escandalosa, mas mesmo assim simpática. Não sabe muito bem ser discreta e fica empolgada quando Quésia conta de sua vida pessoal a ela. Não se dá muito bem com Edgar, apesar de ele ser bonito. Ela não olha muito para ele dessa forma por ele ser mais novo e imaturo. Marisa tem dificuldade de notar quando coisas ruins estão acontecendo. Foi aprovada na entrevista de emprego que fez no colégio da região. Frequentemente visita seus pais no asilo da cidade. É uma ótima filha e amiga.
Martins Dantas de Borba
Antigo pastor da igreja adventista da região. Morreu num acidente de carro por causa de uma moto que vinha em sua direção. Precisou desviar repentinamente e acabou colidindo o carro numa árvore. Era uma pessoa maravilhosa, um ótimo pai. Sempre ajudou o próximo e dava um ótimo exemplo aos membros da igreja. Era um homem ativo, que visitava e socorria quem precisasse. Se preocupava muito com a vida espiritual dos seus conhecidos e acabou se tornando um grande amigo de Hebrom quando salvou-o de um afogamento.
Naomi Carter Ramos
Era muito chegada a Kyara, mas acabou rompendo a amizade pelas fofocas constantes que a garota fazia. Naomi é um doce de pessoa, destratar os outros não costuma fazer parte de seu comportamento. Não possui crenças fixas, é agnóstica. Apaixonadíssima por Jamal Andreas, mesmo com suas diferenças (cor de pele e deficiência física). Ela o considera um garoto extremamente encantador pela educação, inteligência e mansidão. Gosta de estar sempre com ele. Ela também mora pela comunidade e frequentemente visita a casa do garoto.
Pierre Dantas de Borba
Garoto com albinismo que tinha seu pai como apoio. Sua mãe já era falecida antes do acidente (morte pós-parto). Ele admira muito Martins até hoje. A questão é que ele não se conformou com a partida do pai e, mesmo tendo sido criado na igreja adventista desde a infância, acabou se voltando ao espiritismo por querer algo que o permitisse acreditar que Martins ainda estivesse ao seu lado. Tem dificuldades em aceitar a nova crença, porque sua religião anterior não apoiava a imortalidade da alma (ele não entendia o lado positivo de a morte ser um sono e de seu pai estar descansando).
Ramon Salamander
Nascido no Brasil, mas passou boa parte de sua vida no Canadá, onde conheceu a mulher que seria sua não tão fiel esposa. Ele não faz mal a Crisbell e nem se gaba pelo que fez, muito pelo contrário, é um ótimo pai e marido. Hoje em dia ela precisa suportar o fardo de que seu “salvador” foi aquele que mais desprezou. Essa experiência de sua mulher foi a oportunidade que ele teve para falar de sua fé e aceitação da mensagem do adventismo, coisas concretizadas no meio do casamento. Ele realmente ama sua esposa. Tanto que ouviu seus incessantes pedidos para ir morar no Brasil e deixar Hebrom ainda pequeno aos cuidados de Leonidas, seu irmão. Era um grande amigo de Martins e não entende a justificativa de sua morte.
Richard Folker
Antigo melhor amigo de Hebrom Salamander. Um rapaz com dificuldade de expressar sentimentos abertamente. Tem uma quedinha por Ágata. Costumava bancar o sonho de seus amigos, que era formar uma banda. Seu pai é um empresário rico e sua mãe parece ter um parafuso a menos, só quer saber de arrumar a casa. Ele cresceu sem ter muita atenção dos pais. Ao invés de companhia, ele recebia dinheiro para se divertir. Esse é um dos fatores que fizeram com que o garoto tivesse problemas na juventude e começasse a se envolver com bebidas alcoólicas. É um dos garotos mais populares de seu colégio. Conhecido por dizer coisas idiotas e reprovar o comportamento “vacilão” de algumas pessoas/só zoar quem “merece”. Essa sua segunda característica dava muita moral em relação ao que ele dizia na escola, inclusiva os boatos que espalhou sobre seu ex-melhor amigo.
Wendel Yamada Matsumura
Geek, gamer e otaku. Sempre acha que está certo. Viciado em aparelhos eletrônicos que permitem que ele jogue. Tem flertado virtualmente com Pamela, mas não sabe seu verdadeiro nome. Eles se conheceram num jogo e o rapaz mal imagina que esteja gostando da prima de Kyara. Ele tinha uma irmãzinha que um dia foi encontrada morta perto de um riacho. O caso não foi muito bem investigado pela polícia. Por sentir falta da irmã, se dá muito bem com Dileã e detesta bastante a família Van Raitz, que é conhecida por fazer parte de várias áreas militares (tanto que o pai de Francisco é policial). Seus pais têm uma pastelaria. Diferente do que muitos pensam, ele é descendente de chineses, não de japoneses. Seu pai é um pouco ríspido e sua mãe é que dá os pertences para distrair o filho, mas ela tem ficado preocupada com o tempo que ele gasta jogando. Numa manhã, ela encontrou o filho na frente da televisão com os olhos arregalados e até com tique nervoso; seu rosto estava cansado. O chão do quarto estava com latas de energético espalhadas. Depois disso, ela procura monitorar um pouco mais o que o filho anda fazendo; procura colocá-lo para exercitar suas técnicas no teclado.
Zacur Salamander
É extremamente ciumento em relação ao seu irmão. Não é uma das pessoas mais carinhosas do mundo, só costuma demonstrar afeição para com a namorada depois de passar muito tempo longe dela (por isso é que ela viaja tanto com Greta quando tem oportunidade, Judith quer se sentir especial). Diferente de Hebrom, as pessoas do colégio gostam muito dele, possui vários amigos e colegas, é uma pessoa muito influente, por esta razão ele às vezes procura limpar a imagem de seu irmão. Se dá muito mal com Dileã e não gosta de Harold, o cachorro da família (costuma dar apelidos depreciadores para ele, como “Pudim de banha”). Normalmente usa um casaco vermelho de time norte-americano que Hebrom trouxe. Apesar de todo o ciúme e a implicância com o mesmo, Zacur gosta bastante dele e sabe que ele é um bom garoto.
Personagens terciários
Bruno Moura
Ex-namorado de Chantal. Sonha em ser um jogador de futebol famoso e conhecido. Não costuma ir a nenhuma igreja, mas carrega consigo um cordão de crucifixo. Para infelicidade de Ariadne, ele não é muito interessado em loiras. Porém não chega ao ponto de julgar alguém pela aparência. Costuma fazer churrascos aos domingos e chama Naomi (ele também mora na comunidade). É um dos vários colegas de Zacur.
Chantal Andreas da Costa
É uma menina muito inteligente e de corpão. Faz barraco com muita facilidade, Seu cabelo é muito longo, seus lábios são bem carnudos e é uma das garotas mais lindas da região. Há um garoto ruivo na sala de Hebrom que está interessado nela, mas não vai com a cara de Jamal. Tem fama de ficar com vários caras, mas nem liga… Já chegou a se envolver com traficantes. Gosta de funk e sai muito para bailes. Assim como seu irmão mais novo, ela também acredita em Deus, mas não se compromete com Ele. Usa roupas curtas simplesmente por querer, não é questão de não ter condições para comprar outras.
Cibele Peixoto Rosa
Diretora do colégio. Conhece muito bem os alunos e o histórico de cada um. Por esse motivo, possui uma visão mais ampla de como deve avaliar as justificativas de cada um quando é necessário chamar algum deles em sua sala. É simpática, mas não permite que isso interfira em seus deveres como administradora do lugar. Possui um carisma grande por Quésia, porque recorda de si própria quando estava nessa idade.
Cristiano Vieira Neves (Dagom)
Um jovem mulherengo que não se importa muito com o sentimento dos outros. Usufrui das pessoas e depois as joga fora. É ingrato, mas mesmo assim os outros integrantes de sua banda agem como se ele fosse o máximo. Sempre implicou muito com Hebrom e Richard. No fundo, ele nem gostava deles, mas precisava. Depois da conversão de Hebrom, sua chance de se livrar de ambos simultaneamente apareceu. Usa vários tipos de drogas e sai com suas fãs… Judith é uma delas.
Delmara Lúcia Gomes
Mulher que deu suporte a Hebrom depois que Martins morreu. Quando isso aconteceu, ela estava grávida. Sempre viu o rapaz como se fosse seu próprio filho, porque se afeiçoou muito a ele. Ela costumava conversar com ele por mensagem depois do acidente, porque mesmo antes ela já o observava. Depois de ter sua filha é que acabou se afastando do menino.
Greta Patel
Menina que virou a melhor amiga de Judith simplesmente por ser fã de Paganus. Ela é chegada do Folk e por isso enche a cabeça de Judi com boatos sobre Hebrom. Greta é conivente com o comportamento de Cristiano e quer que ele fique com sua melhor amiga pelo simples prazer de ter uma conhecida namorando o vocalista de sua banda preferida. Ela não vai com a cara de Quésia e acha que Judith só se aproximou dela para ficar bem aos olhos de Zacur.
Jean Fogaça
Entrega jornais e empresta sua bicicleta a Hebrom, que muitas vezes entrega os jornais em seu lugar por ele precisar cuidar de sua avó doente, que é a única parente que tem contato. Entra em contato com alguns membros da família Van Raitz para ver se consegue entrar como soldado do corpo de bombeiros, porque quer oferecer uma vida melhor a sua querida avó. É um jovem meio sério, mas que cuida bem do que ama.
Leonidas Salamander Maldonado
“Tio” de Hebrom. Era desempregado na época em que foi chamado para tomar conta do garoto no Canadá. Ele aceitou porque receberia dinheiro para viver lá e ainda cuidar do menino. Nisso, acabou se aproximando muito dele e gostando verdadeiramente dele. Porém, após a volta para o Brasil, eles passaram a só se encontrar nas idas à igreja… Isso influenciou no comportamento de seu “sobrinho”, que teve que se acostumar com os gritos e surtos de sua mãe histérica, Crisbell.
Oglart Ganzarolli
Namorado de Bianca (tanto que aparece com ela no capítulo sete sem ter seu nome mencionado). É rico. Gosta muito de comer. É maltratado por Ariadne e Kyara por causa de seu peso. Tem olhos azuis e cabelos cacheados meio acinzentados. Ele compra muitos presentes para Bia, com medo de perdê-la. Gosta muito dela, mas é inseguro por causa do comentário das pessoas. Ele tem medo de que ela só esteja com ele por amar fazer compras.
Pamela Muanza Rios
Otaku e k-popper. A cor de seu cabelo é um lilás tingido que já está bastante desbotado. Ela, quando mais nova, costumava ficar dançando com sua prima Kyara em seu quarto, mas hoje em dia isso não acontece mais. Kya tem um enorme preconceito com os gostos de sua prima. Está interessada por Wendel no mundo virtual e no real, mas não sabe que são a mesma pessoa. Ela costuma ir a eventos de anime e gosta muito de fazer cosplay.
Tamaris Salamander Maldonado
Irmã de Leonidas. Uma enorme amante de flores. Tornou-se adventista antes mesmo de Ramon, seu outro irmão. Ela é uma mulher muito dócil. Já foi uma paixão de Edgar na época do colégio (ela não sabe disso até hoje). É muito sincera e gosta de ver casais felizes, apesar de não ter encontrado seu parceiro ideal até hoje… Ficou literalmente pra titia, mas isso nunca a impediu de ser feliz.