5 motivos pra você curtir a trilha sonora das webs
Fui seduzido pelo intenso desejo de aumentar a minha playlist musical e atraído pela votação das melhor trilha sonora das webs este ano. A votação está vem avançada, mas aí parei para fazer uma análise mais crítica das músicas, a escolha dos autores e a sintonia com o roteiro. São cinco candidatas e a trilha sonora foi preparada pelo Wilson Bernardo em conversa intensa com os autores e pude perceber que realmente houve uma sintonia incrível entre trilha e história.
Pra começar a falar de música, acho interessante dizer que sou uma pessoa com gosto bem variado – minha playlist no Deezer (poderia usar o Spotify, mas ele não me deu um baita desconto de 3 meses) gira em torno de 500 músicas e tem desde MPB ao reggaeton latino. Sou fácil de ser seduzido por um início de música ou um refrão marcante. A primeira vez que tive contato com algumas músicas e já fui lá adicionar às minhas favoritas no app, outras me lembraram momentos singelos do meu dia a dia e aí também partir pra favoritá-las no aplicativo.
Os autores foram bem criteriosos, admito e também o gosto foi bem variado, embora alguns cantores tinham sido unânimes na escolha deles como Sia, Luan Santana, Paula Fernandes e Sam Smith. Tem de tudo: funk, pop internacional e nacional, sertanejo, MPB, reggae. Não faltam surpresas e pra mim foi uma experiência incrível ouvir as músicas com paciência ou enquanto teclava algo no whatsapp, lia uma matéria aqui e acolá, dava uma espiada em alguns capítulos das webs. Te dou cinco motivos para você parar um pouco e ouvir a trilha sonora da web. Confira aqui.
1. Músicas que vão te fazer arrepiar logo no começo da canção. Você está distraído no whatsapp, na casa de alguém, na rua, por exemplo, e de repente surge uma música interpretada divinamente por uma voz retumbante, uma melodia incrível e arranjos certeiros. Você fica louco pra saber quem é, qual o nome da música, que sei. Pode ser uma Writing’s On The Wall de Sam Smith que aparece em Segredos de Família; Send My Love de Adele em Paraione; Battle Cry de Angel Haze em A Rotina de Amar ou The Light That Never Fails de Andra Day em Trilhas da Vida.
2. Você vai ouvir o refrão um monte de vezes. Tem muitas que não tem jeito e você só vai sossegar quando aprender a cantar. No trabalho, no trânsito, na escola e até nas horas mais inapropriadas você vai ficar com ela na cabeça querendo lembrar a melodia. Aí você faz aquilo que todo viciado em música faz: colocar no repeat infinito até decorar nem que seja o refrão ou a parte que mais te encantou na música. Você vai ficar um pouco neste estado com Friends de Meghan Trainor e que está na trilha sonora de Paraione, com Writing’s On The Wall de Sam Smith o som de Segredos de Família e também com Pra Você de Onze:20 da trilha de Trilhas da Vida.
3. Músicas leves. Sabe quando você procura uma canção pra ouvir e não se preocupar com sua profundidade musical, não quer saber de dor de cotovelo e dos problemas do mundo? Não que estas músicas sejam rasas ou inúteis, mas vão te fazer relaxar pela leveza da canção: Passarinhos de Emicida que aparece em Segredos de Família; Essa Mina é Louca de Annita em Trilhas da Vida; Hotline Bling de Drake em Paraione e Conhaque, Cerveja e Vinho de Guilherme Guerra em A Rotina de Amar.
4. Letras incríveis. Agora, se sua vibe é outra e de repente você quer curtir a letra de uma música, não vão faltar opções. Desde as dores de cotovelo de Adele a um MPB de Nana Caymmi, você tem: I’m a mess de Ed Sheeram em Segredos de Família; Mágica de Jota Quest em Paraione e The Story de Sara Ramirez em A Rotina de Amar.
5. Vozes marcantes. Essa parte é marcada por arrepios desde o primeiro instante da música até um refrão bem impactante e que só destaca aquilo que você já tinha certeza: esse cantor (ou cantora) é demais! Comece por Ready to Question de Gabriele Aplin em Paraione; siga para Budapest de George Ezra na mesa web; experimente Aquela Paz de Charlie Brow Junior e Feriado Pessoal de Bruna Caram em Trilhas da Vida; suba a pressão arterial com Winter Bird de Aurora em A Rotina de Amar; se desmanche com a Linha Tênue de Maria Gadú em Eduardo & Mônica.
Vou comentar uma a uma e depois dessa você pode dar uma olhada e quem sabe se encantar também por algumas músicas.
Começo pela trilha sonora de Eduardo & Mônica e a primeira observação é que o roteiro trata-se, sim da história da música do Renato Russo e Legião Urbana. Das 12 músicas do disco, apenas duas são do Legião e fiquei aliviado porque seria frustrante um CD só com músicas de uma banda. Tirando a própria Eduardo e Mônica e Meninos e Meninas, o Wilson e o Wesley (parece nome de dupla sertaneja) acertaram em cheio nas escolhas. Felicidade de Marcelo Jeneci, por exemplo, consegue cumprir o papel de uma música substituta à que dá título à série. Uma letra linda e possui uma afinidade com o roteiro. Por Tudo o Que For de Lobão e Linha Tênue de Maria Gadú também foram ótimas escolhas: letras lindas. Minha decepção foi apenas com Em Noventa e Dois de Kid Abelha. Não conhecia a canção e não me empolguei com a melodia ou a letra. Mas Lanterna dos Lagos de Cássia Eller, Sorte e Azar de Barão Vermelho e Samba a Dois de Los Hermanos são um arraso de escolha. Sem contar que Cássia Eller é capaz de derrubar qualquer um – ou como diriam atualmente, derrubar muitos forninhos, e Los Hermanos fecha com um samba que faz projetar um final de semana de Eduardo e Mônica depois de um período agitado, um momento de descontração.
Gosto de MPB? Gosto. Mas tenho minhas limitações e não sou fã de tudo. Estou muito distantes daqueles que passam horas e horas curtindo a Nova Brasil FM. Sou moderado quando este é o assunto. Quando vi que a trilha de Paraione começava com Nana Caymmi pensei que seria uma daquelas trilhas que vem com umas músicas com um gosto duvidoso e fechado para balanço de quem tem todos os discos de Chico Buarque. Convenhamos, não é porque tem a sigla da Música Popular Brasileira que podemos considerar a melhor das músicas, concordam? Ah, mas a Caymmi me quebrou! Asas nos Olhos é pura poesia, é melodia cativante. A decepção veio em seguida com Me Valorizar de Nikki porque ouvi várias vezes, mas não consegui gostar da música. Gosto do Jota Quest, mas não conhecia Mágica e é uma música das mais interessantes, seguida de Mulher de Tiago Iorc – a quem eu pensava só cantar em inglês. Na trilha internacional, Friends da Meghan Trainor tem um refrão tão pegajoso que a gente não consegue parar de tentar aprender a letra. Quando comecei a ouvir Ready To Question estava no whatsapp e imediatamente. Me desconcentrei com a voz meiga, suave e avassaladora de Gabrielle Aplin. Não pestanejei em favoritar no app. Budapest de George Ezra não tem uma letra incrível, mas a melodia e a voz do cantor dão um charme à canção que vale a pena dar uma chance e adicionar à playlist, quem sabe. E finalmente conheci o clipe que deu origem a um dos mais famosos memes da internet, Hotline Bling de Drake. Só achei uma música batida além de achá-la sem graça desde o lançamento.
Vereda de Teatro Mágico dá um alívio à trama de Trilhas da Vida. É uma canção tão inspiradora e suave a ponto de transmitir paz e harmonia. Funciona como um calmante à história conflituosa. Me deparo com Pra Você de Onze:20, um baita reggae, uma batida romântica super agradável. Aquela Paz de Charlie Brown Jr. e Feriado Pessoal de Bruna Caram estão na lista das melhores escolhas nacionais pelas vozes impactantes dos seus intérpretes. Indo para as músicas estrangeiras, meus aplausos vão pra escolha de The Light That Never Fails de Andra Day. Sabe aquela música que você já sente um arrepio desde o primeiro acorde? “A luz nunca falha” em tradução livre, é uma daquelas canções que você fica repetindo determinados trechos da música somente pelo arranjo espetacular ou a pela posição e impostação da voz do artista (quem é fã de música sabe do que estou falando).
A Rotina de Amar vem com três sertanejos: Pronta pra Você de Paula Fernandes, Conhaque, Cerveja e Vinho de Guilherme Guerra e Eu, você, o mar e ela de Luan Santana. Nenhum pouco fã, admito, mas não posso deixar de comentar que a Paula Fernandes é a melhor das três escolhas e o Guerra, que eu nunca ouvi falar, apresenta um música até razoável, bem musical e certamente com apelo popular. Do Luan, só consigo imaginar ele na sua cacofonia musical e não paro de questionar quem seria a tal “MARIELA”. Mas os grandes acertos da trilha da web estão com Só um Grande Amor de Zé Henrique e Gabriel que possui uma letra impactante e aquela sensação agradável da nostalgia. Sledgehammer de Rihanna que possui uma sintonia incrível com a história e Winter Bird de Aurora que é avassaladora do início ao fim. Mas o grande momento é mesmo com Momentarily Mine de um Sam Smith ainda jovem. Não sou fã do cantor, mas ele aparece nesta trilha com uma bela canção e se vista com o clipe é ainda mais tocante.
E a campeã nas indicações, Segredos de Família apresenta uma trilha também muito harmônica com enredo. I’m a mess de Ed Sheeram capta com a sua melodia a essência da letra brilhando numa voz inconfundível e perfeitamente em sintonia com o “eu” bagunçado. Rehab de Amy Winehouse não precisa mesmo de muito comentário, mas foi inevitável não associá-la a Ester, personagem icônica da trama. Vinte Graus de Versalle nunca ouvi, nunca tinha ouvido falar, mas a música é de uma prescisão incrível. Olha o Sam Smith aparecendo de novo, agora com Writing’s On The Wall, mas se prepare pra cair com uma letra surpreendente e a voz marcante que é um show à parte da canção que tem uma das melhores melodias entre as músicas que estão concorrendo. O play rolou duas vezes porque é amazing. Dia, lugar e hora é o sertanejo de Luan Santana pintando mais uma vez, mas não posso dizer que é uma música ruim, pelo contrário, a melhor canção deste estilo entre as indicadas. E não posso deixar de destacar Passarinhos de Emicida ft. Vanessa da Mata que é leve, e meu amigo, se quiser tirar qualquer carga de estresse, pode escutar. Recomendo.
Esta é uma opinião modesta de alguém que curte música, mas você também pode produzir a sua. Deixe um comentário abaixo e vote agora na melhor trilha sonora de 2016.
Muitas opções interessantes! A música reflete algo especial na história.
Claro Luan! Os autores conseguiram esta sintonia musical com o roteiro!
Prepare também a trilha sonora que vai embalar os 100 capítulos da sua web.
Parabenizo ao @wilson-bernardo pelo trabalho intenso e primoroso com os autores para conseguir sintonia incrível entre trilha e enredo. E ao autores @gabriel-vargas | @failon | @wesleyfranco | @wellyngtonvianna e @henrique-sousa pela indicação na categoria Trilha Sonora
Maravilhoso trabalho do Wilson!