Parte de Mim: História extensa e intensa desenvolvida às pressas
Quando me deparei com a sinopse da história me interessei de imediato. Conta a história de Dafne, uma famosa artista das telenovelas brasileiras que vai para Nova Iorque torna-se uma grande estrela do cinema estrangeiro. Um terremoto de um grau relevado na escala Richter seria um divisor de águas na personalidade da protagonista que viveria um momento entre ascensão e decadência. Ou seja, parecia que a história teria um enorme potencial por apresentar uma paixão avassaladora, um pouco dos bastidores deste mundo das celebridades e a crise de uma mulher de meia idade.
No processo de criação o autor já pode ir definindo a quantidade de capítulos e desenvolver a história limitando ao tamanho estimado. Mas é necessário ter em mente que isto não está engessado numa web história. Pode ter 5 capítulos e haver acontecimentos suficientes que conectem-se aos seus enredos e subenredos ou pode ser mais lenta. No entanto, precisa caber uma história bem desenvolvida. Parte de Mim se enquadra na parte em que precisa acontecer muita coisa em poucos capítulos e então a autora comete uma sequência de erros que compromete o desenvolvimento do roteiro. A narrativa auxilia na condução da história, posicionamento as ações e reações dos personagens em cada cena e o mais importante, auxilia visualmente o leitor. O erro de @claudialaje, autora da web, foi deixar este elemento de lado e as ações girarem em torno da fala dos personagens, não na narrativa.
Fiquei atônito com o terceiro capítulo porque é nele que tudo fica mais confuso. Acontece um terremoto e há uma passagem de tempo não narrada, ou seja, apenas o tempo passa. Dafne está casada com Edgar – enquanto que em algumas linhas anteriores ela jurava amor eterno com Miguel. O leitor que precisa chegar a alguma conclusão do que houve nesta passagem de tempo e a minha foi que ela casou com o Edgar e deve ter acontecido algo com o Miguel para eles não estarem mais juntos.
Parte de Mim ainda tem muitos erros ortográficos e um sério problema com as concordância verbais e nominais, além de se perder algumas vezes na coerência. Pareceu-me que a história foi feita as pressas e todas as ideias que vinham à mente era digitadas, produzindo a web. Mas faltou uma revisão para reparar os erros e incoerências que são normais de aparecerem no processo de criação. Sou muito atento a esta questão e geralmente não poupo crítica neste item avaliativo. Acredito que todo o autor tenha um cuidado por suas criações e se apropriam disso como filhos. É natural e compreensível. Mas é fundamental uma verificação daquilo que está se disponibilizando ao leitor como produto final. Ele merece respeito e a melhor forma é apresentar algo bem estruturado e, digamos, caprichado.
Dou conselho para a autora desta web e para todos os demais: desenvolva sua história sem pensar na quantidade de capítulos que ela vai ter. Há histórias maravilhosas com poucos capítulos e há outras com grande quantidade deles. Seguindo este conselho, você pode evitar dois erros possíveis: fazer uma história extensa ser espremida em poucos capítulos ou criar uma “barriga” no desenvolvimento do roteiro gerando a famosa “encheção de linguiça”.
Os quatro capítulos da web já estão publicados e na próxima segunda (17), haverá a publicação do último capítulo da web.
Obrigada Domingos,pela sua excelente critica!Vou dar o meu melhor no próximo trabalho.
Ficam as dicas pra você surpreender ainda mais num próximo trabalho 🙂