Apuração de audiência: método mais justo, considera quantidade e tempo de interação
Nosso objetivo é oferecer uma visão mais adequada e justa da audiência das nossas webs. Após uma análise aprofundada, nosso método de medição de audiência será mudado a partir desta semana. Percebemos que algumas webs estavam em bastante desvantagem, pois no antigo método não levávamos em consideração a quantidade única de visitantes.
Utilizamos a ferramenta Google Analytics para analisar todo o tráfego nas páginas do site e há dois dados muito importantes que são capturados e passarão a fazer parte da audiência do site. Abaixo uma descrição do próprio Analytics sobre o item:
Visualizações de Página Únicas: Exibições de página únicas significa o número de sessões durante as quais a página especificada foi visualizada pelo menos uma vez. Uma exibição de página única é contada para cada combinação deURL da página + título da página.
Tempo Médio na Página: A média de tempo que os usuários passaram visualizando uma página ou tela especificada, ou um conjunto de páginas ou telas.
A audiência da web será mensurada exclusivamente neste dois itens de análise. Entendemos que a quantidade de visitantes é muito significativa para a audiência e o tempo que o usuário fica no capítulo reflete a interação que ele tem com a história – quanto mais tempo ele lê os capítulos, maior o “Tempo Médio na Página”.
Como efetuamos este cálculo?
A própria ferramenta Analytics disponibiliza estes dados através da nossa conta de registro. Apenas juntamos todas as informações de todas as webs e efetuamos o cálculo.
Utilizaremos como exemplo, o desempenho da web Agent Evans. No período de 29-02 a 06-03, a web chegou ao número de 119 visualizações únicas de página e o tempo total médio de visita foi de 1270 segundos (consideramos todo o tempo de visita em todas as páginas da web, independente de capitulo). Extraídos esses dados, comparamos com o desempenho geral do site e chegamos à audiência da web.
Toda a apuração é automática e não efetuamos a manipulação dos números, apenas os extraímos do Analytics e lançamos na planilha de apuração que extrai estas informações que são disponibilizadas semanalmente no site.
Como calculamos a meta da semana?
O tráfego de visitas pode ser diferente semana após semana, então este número pode variar e ser maior ou menor numa ou outra. Para apurar o desempenho que a web deve ter na semana, somamos o número de visitas únicas do site e dividimos pelo quantidade média de visitas/100. Por exemplo, na semana de 29/02 a 06/03, o site teve um total de 3.730 visitas únicas, a quantidade média é de 4 visitas. O tempo médio também está descrito em 43.887 segundos, sendo 52 segundos a média da semana. Ambas as divisões do tempo/visualização total pela média de ambos os índices/100 é igual a 8,4 e a soma dos dois é de 16,7 já que os números representam uma dízima periódica.
A partir de 24 de outubro mudamos o entendimento da meta de audiência e passamos a considerar a meta semanal da seguinte forma: Em Vis Únicas (Visualizações + Pag/Visita) + Pag/Visita em Tempo Médio. Considerando o exemplo abaixo da semana 17 a 23/10 teremos o seguinte cálculo para chegar à meta semanal: 5 + 8,6 + 6,2 = 19,5.
Para apurar o desempenho que a web deve ter na semana, somamos o número de visitas únicas do site e dividimos pelo quantidade média de visitas/100. Por exemplo, na semana de 17/10 a 23/10, o site teve um total de 5.002 visitas únicas, a quantidade média é de 5 visitas. O tempo médio também está descrito em 44.714 segundos, sendo 42 segundos a média da semana.
Apuração da audiência capítulo a capítulo
Estamos nos adequando para oferecer a visão de audiência capítulo a capítulo da web. Após a finalização de toda a grade, o autor terá à sua disposição a audiência da web durante todo o período de publicação e o desempenho de cada um dos capítulos.
Nosso objetivo é sempre trabalhar com a transparência e com os dados mais próximos da realidade, por isso, se você tiver alguma sugestão, quiser dar sua opinião sobre nosso método de audiência, não deixe de comentar abaixo.